Estudantes da Educação de Jovens e Adultos comemoram a chegada do material didático

04 de abr de 2024 - Jornalismo

Na cerimônia de entrega do material didático da EJA, os estudantes afirmaram que a chegada dos livros marca uma nova etapa na Educação de Jovens e Adultos. O evento realizado quarta-feira (04), no auditório da Escola Municipal Hildete Lomanto, contou com as presenças do secretário municipal da Educação Thiago Dantas e da subsecretária Isabela Loureiro.

Serão distribuídos de imediato 10.035 livros, sendo 4.618 da EJA I e 5.471 da EJA II. Esse número pode aumentar, pois a matrícula para a modalidade ocorre durante todo o ano e quem tiver interesse, pode procurar a escola mais próxima de casa para dar continuidade aos estudos.

“Um dos planejamentos que queríamos colocar em prática este ano, era a entrega do material didático da EJA. 2024 marca o início de um novo ciclo, a Educação de Jovens e Adultos terá os livros para ampliar ainda mais o conhecimento dos nossos alunos”, destacou o titular da pasta Thiago Dantas.

“Aproveitem este momento, cada vez que vocês entram numa sala de aula é uma oportunidade de aprendizado que é ofertada a vocês, estudem!”, aconselhou a subsecretária Isabela Loureiro.

Cheia de expectativa e feliz por ter recebido um livro específico para o curso, Jaciara da Silva Lemos, 48, afirma que nada vai impedi-la de concluir os estudos. “Trabalhei desde pequena em casa de família, tive uma filha, e não tive como frequentar a escola. Agora que ela está crescida, vou estudar e fazer faculdade de Gastronomia”, disse.

Os pais adotivos de Maria da Paz Silva Sena, 54, achava que ela não precisava estudar. Aos 14 anos saiu de casa e foi trabalhar como empregada doméstica. Constituiu família, e agora com os filhos criados, Da Paz decidiu que estudar é um ato de liberdade. “Todo sofrimento que passei quando criança serviu de aprendizado, hoje já fortalecida quero aprender e recuperar o tempo perdido”.

Suéde Bonfim, 35, mora em São Francisco de Conde e todos os dias vem para Salvador estudar. “Meus filhos já cresceram, não tem como voltar ao mercado de trabalho sem ter uma profissão, e para isso tem que estudar, convido a todos que não conseguiram concluir os estudos a se matricularem na EJA”.

Fotos: Enaldo Pinto