Estudantes da EM Nossa Senhora de Nazaré aprendem a cantar em Libras

21 de set de 2023 - Jornalismo

 

No Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, dão exemplo de inclusão. A turma do 3º ano aprendeu a cantar em Libras e afirmam que as aulas de Música é um dos melhores momentos em sala de aula. A iniciativa do professor Marcos Welby tem a finalidade de mostrar para as crianças a ideia de que comunicar-se com a pessoa com deficiência auditiva, visual ou cadeirante é uma questão de quebrar essa barreira.

Conforme o professor, conscientizar as crianças de como é importante saber lidar com as diferenças é de extrema importância. “O começo da mudança está aqui, eu quero enxergar nelas um futuro melhor. Essa disposição das crianças me motiva a continuar na prática docente, a nossa profissão é desafiadora, temos que ser dinâmicos, cada aula é uma emoção, e é isso que me move”, conta o professor.

Welby ensina aos seus alunos incluir de forma lúdica, leve e natural. “A importância de construir uma sociedade melhor, passa pela construção da empatia do respeitar o outro e compreender a diferença, por isso eu convido a todos os colegas professores a me acompanharem nesse propósito”, disse.

A aluna do 3º ano Thaila Victória Lima confessa que a aula de Música é um dos melhores momentos na escola. “Eu adoro essa aula, quando ela começa me sinto mais leve. Eu tenho uma prima que é surda e depois das aulas de Música eu tive mais facilidade em me comunicar com ela”, conta.

Kaio Victor, Luísa Victória e Felipe compartilham da mesma opinião dos colegas, e completam dizendo que não tiveram dificuldade, pois o método adotado pelo professor de ensinar com música foi o mais fácil. “Nós aprendemos brincando, a aula é muito legal, muito divertida”, afirma Felipe.

 

Fotos: Otávio Santos