Estudantes da Escola Barbosa Romeo conhecem o universo dos games

11 de nov de 2021 - Publicidade

Estudantes da Escola Municipal Barbosa Romeo, localizada em São Cristóvão participaram da ação do Programa Mais Conhecimento e Inovação Social, terça-feira (9), no Centro de Convenções. A iniciativa conta com a parceria das secretarias municipais da Educação (Smed) e Inovação e Tecnologia (Semit) e o suporte da BDS (Beyond Digital Sport). A proposta do evento é mostrar aos jovens as diversas possibilidades que a indústria gamer oferece. Já aconteceram três encontros com estudantes, o próximo com previsão para o dia 3 de dezembro será com os professores da rede municipal.

O programa busca aproximar as comunidades das oportunidades e abrir os olhos dos jovens para novas perspectivas. Pois a indústria gamer é a terceira maior do mundo e tem uma cadeia produtiva com mais de 50 profissões. Conforme o secretário municipal da Educação Marcelo Oliveira, está sendo plantada uma semente de algo que vai ser muito importante para o futuro da juventude de Salvador.

“A economia digital passa a ter um agente promotor em nossa cidade, você percebe nossos jovens com interesse muito grande nos temas tratados aqui, eles se identificam. A Smed tem um projeto muito arrojado de implantar na rede a educação digital, com fornecimento de equipamentos, pacotes de dados e a BDS vai ser uma grande parceira na efetivação desse projeto. Vamos pegar toda essa garotada que tem menos oportunidades e abrir as portas desse futuro”, disse Marcelo Oliveira.

O programa nasceu há praticamente dois meses e segundo o diretor da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban, tem crescido a cada semana. “Nós tivemos essa ideia de aproximar os jovens da nossa rede municipal de educação para eles conhecerem os equipamentos de inovação da nossa cidade. A importância desse programa é gerar conexões, fazer com que os jovens comecem a ver as possibilidades para um novo futuro, que já é  presente. Temos garotos que só precisam de uma oportunidade”, ressaltou.

A aluna do 9º ano, Roberta Billidy gosta de alguns jogos, quer ser juíza e maquiadora, não imaginava que o universo dos games era tão diverso. “Eu gostei bastante, aprendi muito, mas não tinha ideia que poderia associar áreas de saúde com game, fiquei encantada com tudo que eu vi aqui”.

Fotos: André Carvalho/Smed