Os estudantes do 7º ano da Escola Municipal Luiza Mahim, localizada no bairro de Armação, (GRE- Itapuan) realizaram na terça-feira (26), uma exposição com desenhos em alto-relevo, retratando os patrimônios históricos da cidade de Salvador. Idealizado pela professora de artes, o projeto teve como objetivo discutir e compreender o local em que cada aluno se identifica dentro do patrimônio da cidade.
A atividade trabalhada de forma teórica e prática, teve como base de estudo o livro de Magnair Santos Barbosa “Tessituras do saber: Patrimônio, memórias e identidade.” A obra conta a história dos patrimônios históricos da cidade, bens materiais e imateriais, retrata a temática da identidade cultural, entre outros assuntos.
De acordo com a professora de artes Miriam Ferreira Santos, o trabalho foi enriquecedor. “Cada um escolheu um local da cidade e representou através de material reciclado, como por exemplo, o papelão. O envolvimento dos alunos foi muito bom porque eles trouxeram através da linguagem das artes, dos recortes, da pintura e das formas, a representação do entendimento sobre todo o conteúdo que eles aprenderam”, disse.
Conforme Miriam, dentro da atividade no aspecto das artes e seus elementos, foram trabalhados assuntos como composições e cores. “Abordamos a temática do bidimensional (papel) para o tridimensional (alto-relevo). Foi uma atividade multidisciplinar porque passeamos pela história, arte e geografia”, pontuou.
A estudante de 13 anos, Rayanne Rios de Jesus, contou entusiasmada o passo-a-passo de como foi fazer a atividade. “Primeiro desenhei o esboço no papel ofício. Depois fiz o desenho no papelão e recortei. Colei o desenho no papelão e colorir com as tintas nas cores verdes, marrom, cinza e azul. Escolhi o Morro do Cristo, porque foi a imagem mais bonita que achei”.