As crianças da Escolab Subúrbio 360 fizeram um tour no Pelourinho na sexta-feira (19). Para boa parte das meninas e meninos o passeio foi uma novidade, pois nunca saíram do local onde moram e sequer tinham noção do tanto de história que cada casarão da localidade representa. Os estudantes percorreram várias ruas do Centro Histórico, visitaram a Fundação Casa de Jorge Amado e ainda participaram de uma contação de história num dos stands da Flipelô – Festa literária realizada anualmente, que ocupa diversos espaços do bairro.
Segundo Aline Ribeiro, vice-gestora e coordenadora pedagógica, a proposta de levar as crianças para esse tour foi para que elas conhecessem outros espaços e se sentissem representadas na cidade onde moram. “O Pelourinho é a representação da nossa história, é uma experiência muito rica, a ideia é fazer com que eles percebam que existem outros locais além do muro da escola”.
A vice-gestora explicou que toda a vivência será explorada em sala de aula. “Vamos fazer um resgate de memória com atividades utilizando a tecnologia com os tablets, através das artes vamos fazer uma ação com dança, teatro, desenhos e pinturas”, disse Aline que levou para o tour 130 estudantes pela manhã e 130 a tarde.
A aluna do 6º ano Maria Júlia Silva afirmou que nunca saiu do bairro de Vista Alegre e visitar pela primeira vez um lugar tão rico historicamente foi emocionante. “Eu estou adorando tudo que estou vendo, o colorido dos casarões, a batucada da percussão, a visita à Casa de Jorge Amado é tudo muito forte, estou aprendendo muito”, contou.
Para estudante Yasmin Santos Nunes, ir ao Pelourinho não é novidade porque parte da sua família mora no Centro Histórico, mas nem por isso deixou de ser emocionante, pois dessa vez era uma visita diferente, com os colegas de escola. “Meus tios moram aqui e desde pequena visitar esse lugar é muito comum, mas sempre que venho é uma emoção diferente, são nossas raízes que estão aqui”, contou Yasmin.
Fotos: André Carvalho/SMED