Estudantes da rede municipal de ensino de Salvador participam de desafio virtual durante as férias

04 de jan de 2024 - Jornalismo

Mês de férias também pode significar aprendizado. Essa é a proposta do AVA Desafio de Férias, que utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para incentivar o uso da plataforma por estudantes matriculados do 1° ao 8° anos do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Salvador. A intenção é complementar a recomposição da aprendizagem, fomentando a autonomia e apoiando a família no fortalecimento do vínculo com o processo educacional.

A iniciativa acompanha a série de desafios, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, tendo ocorrido tanto nas férias de fim de ano, como no recesso de junho. Os alunos têm até o dia 31 de janeiro para responder os desafios acessando o site https://ava.portaleducacao.salvador.ba.gov.br/salvador/login em qualquer dispositivo. Basta clicar em Menu > Desafio > Desafio do Dia / Desafio do AVA para participar da campanha. A plataforma realiza a apuração automaticamente.

A coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, lembra que o AVA é uma plataforma digital lúdica, gamificada, com acervo de materiais pedagógicos e jogos educativos para estudantes, professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental.

“Sabemos que as férias dos estudantes são um tempo para descanso e diversão, mas também pode ser utilizado para acesso a estudo, especialmente de forma lúdica como é a proposta da plataforma. Os desafios estão distribuídos entre todos os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História e Ciências, dentre outros”, afirma.

Jucineide explica que, na interação, os estudantes acessam temas necessários para as respostas, recebem feedback e recompensas virtuais próprias do ambiente gamificado. “A grande expectativa é que nossa rede conheça o potencial dessa plataforma e que as famílias aproveitem essa oportunidade, equilibrando o tempo das crianças e adolescentes entre descanso, diversão e estudo”, completa.

Danielle Cruz dos Santos, mãe de estudantes da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, localizada no Resgate, elogiou a iniciativa. “Eles fizeram a inscrição e iniciaram o modo aprendizado de férias, onde existe a possibilidade de verem seu nome no Hall da Fama. Achei bom, isso faz com que cada um se empenhe ainda mais para que seu nome esteja lá. Agora, vejo meus filhos constantemente no ambiente AVA, estudando e interagindo. Amei essa iniciativa da prefeitura e espero muito que venham outras.”

Desafios e dúvidas – Os desafios são jogos disponíveis durante todo o ano. Mensalmente é atualizado o Hall da Fama, uma atividade que premia presencialmente estudantes que utilizaram a plataforma. Já o AVA nas Férias conta com um conjunto específico de desafios no período da campanha.

Há ainda a Central Tira-Dúvidas sobre acesso e utilização do AVA, onde equipe da plataforma está disponível via WhatsApp, através do número (71) 99955-5635. O atendimento acontece por texto, e é necessário seguir o passo a passo informado na mensagem.

Foto da capa: Enaldo Pinto / Ascom Smed

Fotos carrossel: fornecidas pela família dos alunos

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS