Estudantes da Rede Municipal de Salvador vão fazer intercâmbio em Portugal

23 de mar de 2022 - Publicidade

O anúncio dos selecionados causou muita euforia nos participantes do concurso Era Uma Vez…Brasil. A plateia do Espaço Boca de Brasa (Subúrbio 360) vibrava a cada nome revelado para fazer a viagem de 10 dias a Portugal, prevista para acontecer em maio. São 12 estudantes de escolas municipais de Salvador e Mata de São João que irão vivenciar experiências, refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil em 1808.

Oito estudantes de escolas municipais de Salvador vão fazer o intercâmbio: Kailane Milly de Aguiar Cunha, Maria Isabel Ramos dos Santos (EM Alfredo Amorim), Natanael Dias Pereira (EM 2 de Julho), Lavínia Oliveira Leus de Santana e Dandara Brandão Patury Negreiro (EM Amélia Rodrigues), Rebeca Rocha de Souza (EM Pirajá da Silva) Saide Gustavo N. dos Santos (Nossa Senhora da Paz), Uilson Barbosa Santos Júnior (Clériston Andrade)

“O mais importante desse concurso é trazer para os estudantes o gosto pela literatura, a viagem para Portugal será a oportunidade dos nossos alunos  conhecerem outras culturas e isso é enriquecedor. Eles vão também conhecer o escritor Laurentino Gomes, autor do livro que é referência para esse projeto que já está na 5ª edição, e eu tenho muito orgulho de participar mais uma vez”, destaca o secretário da Educação, Marcelo Oliveira.

A aluna da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Dandara Brandão já está fazendo muitos planos para a viagem.   “Estou muito ansiosa, empolgada, acho que vou fazer muitos amigos, já conversei com uma aluna que foi na edição anterior, vai dar tudo certo”, disse.

Kailane Milly de Aguiar Cunha “Estou muito feliz, fiquei sem acreditar. No início eu tinha desistido de participar, a minha história foi feita um dia antes da data de entrega o vídeo também e só de ter passado na primeira lista para participar do Campus eu já fiquei realizada. O primeiro nome a ser chamado foi o meu, estou muito feliz. Quero agradecer a todos os amigos que vibraram por nós, vou aproveitar o máximo”.

O professor Raul Coelho Barreto Neto está indo pela segunda vez acompanhar a turma de Salvador. “Participo do projeto desde a primeira edição em 2016, uma das etapas mais legal é a viagem, porque observo ainda mais meus alunos, vê-los deslumbrados com cada lugar visitado é muito interessante e ter essa experiência novamente será muito bom. Esse projeto trabalha a questão da autoestima do jovem ainda inseguro com as questões pessoais, mostra pra eles o quanto são capazes, isso muda completamente a mentalidade do aluno da escola pública”, disse Raul.

 

Projeto Era Uma Vez

O projeto “Era Uma Vez… Brasil” vem trabalhando com estudantes da rede pública de ensino de Salvador e mais cinco cidades brasileiras: Mata de São João (BA), Jacobina (BA), Lençóis Paulista, Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE). A intenção é mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz às questões e processos quase sempre invisibilizados no país.

Nesta quinta edição, o “Era uma Vez… Brasil” contou com mais de 1,5 mil inscritos na primeira etapa. O tema da vez trata da colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro.

Na região, o projeto conta com a parceria das prefeituras de Salvador e Mata de São João e o patrocínio fundamental da RTE Rodonaves. “A oportunidade de participar desse projeto se traduz no aprofundamento de conteúdos sobre a nossa história, no estímulo do potencial criativo, na pesquisa e participação em redes, e no desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade”, explica o secretário Municipal da Educação (Smed) de Salvador, Marcelo Oliveira.

Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Enaldo Pinto