Os estudantes da rede municipal foram os primeiros a assistir ao espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, do novo corpo de baile do Balé Folclórico da Bahia. Eles tiveram acesso à uma apresentação especialmente destinada aos alunos da rede pública, na quinta-feira (17), no Teatro Castro Alves (TCA). A Companhia de dança afro-baiana apresentou três coreografias inéditas – “Bolero”, de Carlos Durval; “Okan”, de Nildinha Fonseca; e “2-3-8”, de Slim Mello – e uma do repertório clássico do grupo, “Afixirê”, coreografia reconhecida internacionalmente e criada por Rosângela Silvestre. A direção geral do espetáculo é de Vavá Botelho e a direção artística de José Carlos Arandiba (Zebrinha).
“Quando surgiu a oportunidade de trazer os estudantes para assistirem o lançamento desse espetáculo belíssimo, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) logo identificou a importância que seria para os estudantes da rede. Foi marcante, as crianças ficaram muito felizes, a cultura e a arte são fundamentais na vida de qualquer pessoa. Sempre que houver essas parcerias que viabilize o acesso dos nossos alunos aos eventos culturais, com certeza levaremos”, afirma a subsecretária da Smed Rafaella Pondé.
Cássia Góes, coordenadora da GRE Subúrbio 2, levou estudantes das escolas Municipal de Periperi e Ernesto Mourão de Sá e garantiu que essa experiência os alunos jamais esquecerão. “Emocionante. É a realização que a gente espera que aconteça em todas as nossas unidades, aprendizagem significativa, aulas de campo de fato, porque só se aprende na prática. Não é só ouvir falar da importância da dança, eles precisam ver de perto. Assistir ao espetáculo do Balé Folclórico, é falar sobre nós, conosco. E é fundamental para nossos adolescentes. Com certeza eles vão retornar para a sala de aula, e com nossos professores eles terão muito que contar e contribuir para as produções artísticas na escola”.
A emoção dos estudantes João Felipe e Rafaela Silva de 11 e 10 anos respectivamente, confirmou a constatação de Cássia Góes. Eles ficaram tão emocionados com a apresentação do balé que tiveram um pouco de dificuldade de expressar o que sentiram. “Nunca tinha visto uma apresentação de balé e queria assistir mais vezes, foi tudo muito bonito”, contou João.
A estudante Maria Eduarda, da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa ficou emocionada com a apresentação e saiu do teatro determinada a seguir a carreira de bailarina. “Eu amei o espetáculo, foi lindo demais. Nunca tinha assistido e achei maravilhoso, eu amo dança foi tudo perfeito”.
“Arte e cultura aliados à Educação contribui demais para a formação dos nossos alunos. Eles amaram, estavam ansiosos para vir assistir ao espetáculo, todos pediram que houvesse mais encontros como esse”, contou a gestora Kátia Silva.
Fotos: Enaldo Pinto