Estudantes da rede municipal lotam o primeiro dia da Bienal 2024

26 de abr de 2024 - Jornalismo

Na abertura do evento, nesta sexta-feira (26), 3.720 estudantes da rede municipal de vários segmentos visitaram os estandes, assistiram palestras, contação de histórias e se atualizaram sobre literatura e cultura. Este ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) dobrou o valor do vale-livro, cada aluno recebeu um voucher de R$ 40,00, para comprar exemplares. A Bienal encerra dia 1º de maio, e até lá 10mil estudantes de escolas municipais terão participado da exposição.

A diretora pedagógica da Smed, Cátia Verônica Dantas destaca a importância dos estudantes participarem da Bienal. “Esse acesso a um espaço variado de literatura, oportuniza aos nossos estudantes um contato direto com a cultura e literatura, além da possibilidade de conhecer e conversar com os autores. A oferta do cartão voucher, incentiva a autonomia e o protagonismo de cada aluno no momento da escolha e compra dos exemplares. É muito gratificante poder contribuir com ações de incentivo à leitura”.

Os estudantes chegaram cedo e rapidamente lotaram todo o espaço destinado ao evento, folhearam livros, escolheram e compraram. “Estou muito feliz, é a primeira vez que participo, aqui é tão grande que parece um shopping, nem sei que livro escolher”, disse Adrian Lima, aluno da Escola Municipal Assistencial Nossa Senhora de Guadalupe.

A gestora do Cmei Semente do Amanhã Ticiane Sampaio elogiou a iniciativa da Smed, de proporcionar aos estudantes, a participação num evento tão importante. “Estimular as crianças cada vez mais a circularem em  espaços como esse, é muito valioso, estamos num mundo tão tecnológico, por isso temos que ter cuidado para não afastar nossas crianças dos livros”, disse.

A Escola Municipal São Domingos Sávio, além de levar uma turma do 6º ano, levou também alunos PCD (Pessoa Com Deficiência). “A ideia era que eles tivessem essa possibilidade de acesso, devido às necessidades especiais que eles têm, pensamos em oportunizar este momento para eles. Estão muito felizes, fazendo compras, escolhendo os livros, é importante que nossos alunos mantenham essa relação mais próxima com os livros”, explica a professora Sara Fadigas.

Os profissionais da Educação da rede municipal também ganharam vales-livro no valor de R$60,00. Para ter acesso ao benefício é necessário baixar o aplicativo disponibilizado pela Smed aos docentes. O acesso é gratuito a partir do credenciamento desse profissional no site do evento.

Foto: Enaldo Pinto