Estudantes da Rede Municipal premiados em olimpíadas de física

08 de maio de 2010 - dev

A educação municipal tem mesmo muitos motivos para comemorar. Em 2009, quatro educadores da rede municipal de ensino foram premiados pelo Ministério da Educação por projetos inovadores e de sucesso e agora chegou à vez dos estudantes serem premiados. Hoje (08), cinco estudantes de escolas municipais receberam medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito durante a cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. O evento reuniu também estudantes de escolas estaduais e particulares, professores e familiares.

Emocionado, porém muito tranqüilo, o estudante da Escola Municipal Alexandre Leal Costa, Danilo de Jesus os Santos, de 12 anos, recebeu a medalha de ouro entre a premiação das Escolas Públicas Estaduais e Municipais e, também, medalha de bronze entre a premiação das Escolas Públicas e Particulares. O estudante afirmou estar surpreso pela vitória. “Fiquei surpreso após o resultado, pensei que tinha feito uma péssima avaliação. Estou muito feliz em conseguir mais uma vitória. Agradeço a todos os professores que, direta e indiretamente, influenciaram no meu aprendizado e me deram suporte para esta conquista”, pontuou o estudante que também foi premiado em 2009 com a medalha de ouro nas Olimpíadas Municipais de Matemática.

Para a professora de ciências Helga Gomes, o estudante é um exemplo da conquista pelo ensino-aprendizagem dos estudantes de escolas públicas. “Me sinto muitíssima orgulhosa em ter sido professora deste aluno que hoje recebe uma medalha de ouro e está dentre os melhores do país”, comemorou.

Durante a premiação, os estudantes receberam certificados e as medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa, e os professores foram certificados pelo desempenho de seus alunos. Foram três premiações: uma Nacional, com base no resultado da 3ª Fase, relativa ao desempenho em nível nacional, e duas premiações considerando o desempenho nas provas da 2ª Fase, a nível Estadual: Premiação Geral, para estudantes de Escolas Públicas e Particulares, e Premiação das Escolas Estaduais e Municipais.

Bianca da Conceição Silva, da Escola Municipal Maria Constança, e Meise Caroline Santos dos Santos ganharam medalhas de prata na premiação das Escolas Públicas Estaduais e Municipais. “Valeu a pena ter feito um esforço para me dedicar à prova e ter estudado”, contou Bianca.

A medalha de bronze ficou com a aluna, também, da Municipal Alexandre Leal Costa, Isabela Matos Santos, na premiação de Escolas Públicas Estaduais e Municipais. E a estudante Luciana dos Santos Souza, da Municipal Dona Arlete Magalhães, recebeu medalha de Menção Honrosa.

INSCRIÇÕES – Este ano vai acontecer a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Física na Escola Pública, voltada para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas municipais e estaduais. As inscrições estão abertas até o próximo dia 20 de maio e podem ser feitas através da página http://www.obfep.org.br . As provas acontecem no dia 16 de junho.