Estudantes do Ensino Fundamental I foram selecionados para a etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Iniciativa que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. A inscrição para a próxima etapa encerra nesta sexta-feira (13) e o resultado final está agendado para dia 12 de outubro em Brasília.
Fábio Abreu de Albuquerque Filho e João Rafael Silva Leal da Anunciação ambos da Escola Municipal Teresa Cristina foram classificados na categoria Desenho e Conto respectivamente. De acordo com a coordenadora Agda Juliana Prado, participar do Prêmio MPT na Escola foi uma proposta irrecusável. Pois proporcionou a oportunidade de refletir com todas as crianças um tema importante para a segurança e construção da cidadania.
“Refletir sobre temas significativos representa educar para a liberdade. A escola precisa ressignificar as aprendizagens, suas metodologias e expectativas quanto às crianças. Elas são capazes e gritam a todo momento para que caminhemos juntos, apoiando-as na sua caminhada escolar que é também sua caminhada na vida. Agradeço aos pais pelo apoio incansável nessa conquista”, pontua Agda.
O aluno da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, Felipe Wendel Leão Santos, 5º ano, classificado na categoria Poesia teve como orientadora a professora Jandira Maria Bouças da Silva. Ela conta que a contribuição da família foi fundamental para a realização do trabalho. “Fizemos encontros pelo Google Meet, passamos o material para os alunos pesquisarem. Nós da equipe escolar constatamos que a força de vontade e o suporte da família foram essenciais para a realização desse trabalho. Mesmo com as dificuldades que estamos enfrentando, em decorrência da pandemia, eles conseguiram se classificar, agora é torcer e vencer a próxima etapa”, afirma Jandira.