Estudantes, familiares e gestores da rede municipal de Salvador visitaram no sábado (16) o Beyond Expo – evento realizado no Centro de Convenções, que tem como objetivo proporcionar ao público experiências tecnológicas através de jogos. Quem passou por lá assistiu palestras, torneios de jogos online, visitou estúdio de gravações de podcast e atividades da Warner Play.
Participaram do evento cerca de 500 alunos das escolas municipais Hildete Bahia de Souza, Cleriston Andrade, Alexandrina Santos Pita, Municipal de Periperi, Municipal de Paripe, Helena Magalhães, Campinas de Pirajá e Antônio de Carvalho Guedes. Outras edições já estão agendadas para os meses de setembro e dezembro para que todos os alunos possam passar pela experiência de conhecer as diversas possibilidades do universo dos games.
A parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e a startup Beyond Digital Sports (BDS) promoveram o encontro para que os gestores possam ampliar o diálogo sobre jogos eletrônicos nas escolas e a família dê o suporte necessário em casa aos filhos e consigam entender que os jogos eletrônicos não são uma simples brincadeira. Entre os benefícios apontados por especialistas, os “joguinhos de computador” melhoram as habilidades sociais, memória, raciocínio e concentração, ensina regras, aprimora as habilidades de multitarefa, estimula a leitura, ensina inglês…, etc.
De acordo com o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) Luís Gaban que já articula fazer uma feira gamer numa unidade escolar, o evento foi um sucesso. “O objetivo é proporcionar aos estudantes da rede municipal jogar com equipamentos de alta tecnologia e mostrar pra eles que existe uma diversidade de profissões que podem ser agregadas a esse universo que não se limita apenas a jogar. Ele pode ser um designer de games, um fisioterapeuta e dar suporte ao jogador, um nutricionista e desenvolver uma dieta específica para as pessoas que trabalham nesse nicho, enfim existe um leque de opções muito além do que possamos imaginar”, explica.
A gestora Fernanda Nunes, da Escola Municipal de Periperi que acompanhou estudantes do 8º ano, elogiou a ação e destacou a importância de oportunizar alunos da rede municipal. “Posso afirmar que esse evento foi grandioso. Eles estão num momento de pensar qual profissão seguir e fazer essa visita abre um mundo de possibilidades no âmbito da tecnologia. Eles se divertem e ao mesmo tempo descobrem que tem muito a ser explorado. A escola pública precisa de mais momentos como esse”, conta.
Fotos: Enaldo Pinto