Estudantes das escolas municipais de Salvador são selecionados para fazer intercâmbio em Portugal

22 de ago de 2022 - Jornalismo

 

Viagem faz parte do projeto “Era Uma Vez…Brasil” que acontece simultaneamente em oito cidades brasileiras

 

Viajar a Portugal e refazer os caminhos da família real portuguesa até a sua chegada ao Brasil, conhecendo momentos e lugares importantes que fazem parte das origens da História do nosso país. Essa será a oportunidade de 12 alunos das redes municipais de Salvador e Mata de São João selecionados para um intercâmbio de dez dias em Portugal pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”. Além deles, dois professores também farão a viagem. Em novembro, eles se juntam a um grupo de mais de 90 estudantes e professores de outras seis cidades brasileiras que embarcam juntos para a Europa.

O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do Brasil, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Além de Salvador e Mata de São João, a iniciativa mobiliza, simultaneamente, professores de História e alunos do 8º e 9º ano da rede pública de ensino de outras sete cidades brasileiras: Jacobina (BA); Belo Jardim (PE); e Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana (SP).

 

VIAJANTES

Os nomes dos intercambistas soteropolitanos foram anunciados no sábado (20), no Subúrbio 360, são eles: Kauã Sousa Lopes, Ianna das Mercês Nascimento, Josias Bispo dos Santos Oliveira, Silas de Araújo Barbosa, Cauã Reis dos Santos, Pedro Santos de Jesus, Vitória Paim Gonçalves, além da professora Barbara Dias Vergas.

Já em Mata de São João, a professora Jaimelita Rodrigues dos Santos fará a viagem com os alunos Michele dos Santos da Silva, João Vitor de Souza Conceição, Wesley Gabriel Santos de Almeida, Lara Evelyn Calmon Santana, Jaqueline Silva Sales.

Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

Na região, a iniciativa conta com a importante parceria do Grupo Rodonaves, patrocinador do “Era Uma Vez…Brasil”, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Mata de São João.

 

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2022 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs “O Outro lado da História”.

 

Foto: GDamas