Estudantes expõem trabalho artístico em regata francesa

09 de set de 2011 - dev

Os alunos do Instituto Municipal de Educação Prof. José Arapiraca (IMEJA) experimentaram uma tarde de festa nesta quinta-feira (08). Representantes da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) homenagearam dois estudantes que foram selecionados em um concurso de pintura, voltado para a regata Transat 6,50 Charent-Maritime/Bahia 2011, que passará por Salvador entre o final de outubro e início de dezembro.

A realização da última fase da competição na capital baiana, que passará também pela França e Portugal a partir de 25 de setembro, é resultado da parceria entre a prefeitura, estado e o Departamento da Charente Maritime, região francesa. Com o objetivo de divulgar e incentivar o interesse da população soteropolitana por assuntos relacionados à cultura náutica, foi realizado um concurso de desenho em dez escolas municipais e os trabalhos selecionados serão estampados nas velas dos barcos da regata.

Os garotos que se destacaram no IMEJA foram Ramon Paulo, 14, e Paulo Fernandes, 19, ambos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como recompensa, a comunidade escolar vai visitar o terminal náutico de Salvador, participar de um bate-papo com um velejador da competição, que vai contar a experiência de viajar pelo oceano Atlântico, bem como conhecer os barcos que farão parte da regata. A ação conta com o apoio da Bahia Marina, representante da Grand Pavois no estado, instituição francesa promotora do evento.

Famosa pela cultura, que se expressa na música, culinária, arquitetura e artes em geral, Salvador apresenta um grande potencial náutico, pois possui a maior baía tropical do mundo, a Baía de Todos os Santos, e um clima bastante apropriado. Assim, o investimento nesse setor vai significar uma intensificação do turismo, comércio, transportes e serviços, o que trará um maior desenvolvimento da cidade e da qualidade de vida de seus moradores.

“A atividade representa o reconhecimento pelo poder municipal da importância da náutica para a economia soteropolitana. Além disso, é uma forma de ampliar o horizonte dos alunos da rede municipal, oferecendo a eles a oportunidade de conhecer essa realidade tão fascinante dos homens que, praticamente, vivem no mar”, afirmou Leonel Leal, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador.