Estudantes participam de caminhada da Consciência Negra

25 de nov de 2023 - Jornalismo

A Escola Municipal Xavier Marques e o Cmei Casa da Criança do Bom Juá realizaram no dia 24 de novembro a caminhada da Consciência Negra. O objetivo da ação é provocar a reflexão, chamar atenção de todos para importância de conhecer a história, respeitar e valorizar as pessoas sem preconceito. A iniciativa foi a culminância do projeto que integra o processo educacional das duas escolas.

Os estudantes acompanhados da equipe escolar e familiares seguiram em caminhada pela Rua Direta do Bom Juá (principal do bairro), guiados pela Fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães, passando por todos os pontos comerciais, escolas, residências e interagindo com a comunidade.

Os projetos: Negro quem é você? Eu sou a mão que segura a nação, da Escola Xavier Marques e Negro quem é você? Uma história que você precisa conhecer, do Cmei Casa da Criança do Bom Juá. Conforme Roselaine Amorim, gestora do Cmei os temas foram abordados de acordo com a realidade de cada escola.

“Estamos dando continuidade a um processo educacional que as duas escolas vêm fazendo em conjunto há alguns anos e tinha sido interrompido, mas foi retomado em 2022 com muito sucesso. Queremos mostrar para nossas crianças o valor de cada um na sociedade para que se conscientizem que todos são capazes e podem fazer a diferença”, destaca a gestora Roselaine.