Estudantes participam dos festejos do 02 de Julho

03 de jul de 2007 - dev

Giselle Bernardes

A festa da Independência da Bahia, comemorada no dia 2 de Julho, contou com a participação da fanfarra de duas escolas municipais, Alexandrina Santos Pita e Arlete Magalhães. A aluna da Alexandrina Pita, Tamires Bispo, 10 anos, revela seu sentimento durante o desfile, “muita alegria por está desfilando”, diz. Com ensaios diários, inclusive aos sábados, alunos, ex-alunos e moradores da comunidade mostram com seus uniformes impecáveis e toques dos instrumentos a emoção de participar da festa.

Mas, a participação dos alunos não ocorre apenas nos desfiles e sim na sala de aula, quando o professor discute com as crianças e adolescentes a importância desta data para a Bahia e Salvador. É assim que os principais heróis da Independência são inseridos no processo educativo das redes escolares municipais.

As professoras incentivam o alunado a conhecer a história, através de atividades ligadas diretamente ao contexto. “Pelo fato da escola se localizar no próprio bairro histórico, Pirajá, os alunos aprendem durante todo ano sobre a importância do 2 de Julho, através de palestras, da biblioteca, música e teatro”, afirma a diretora Mônica Vivas, da escola Alexandrina Pita.

Assim como na Alexandrina Pita, a escola Arlete Magalhães realiza atividades que acrescentam ao conhecimento dos alunos, o significado de cada passagem do cortejo, os pontos históricos e o Hino do 2 de julho.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, as unidades de ensino da rede municipal têm o compromisso de ensinar aos estudantes a verdadeira história da Independência da Bahia, que deu inicio a Independência do Brasil. “Queremos que este marco histórico seja um debate reflexivo nas escolas, que nossos heróis sejam reconhecidos e interpretados por nossos alunos”, enfatiza.

Confira as fotos na Galeria de Imagens