Estudantes participam dos Jogos Municipais Regionalizados

06 de jul de 2006 - dev

Bola no pé e muita expectativa. Foi neste clima que se realizou a abertura dos Jogos Municipais Regionalizados, no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, localizado na Fazenda Coutos. A competição, que se estende até o dia 28 deste mês, é uma seletiva aos Jogos Escolares do Estado da Bahia, que serão realizados entre agosto e setembro, em Salvador. Participam dos jogos municipais 12.823 alunos da 5ª à 8ª série de 12 escolas da rede municipal, nas seguintes modalidades: futsal, voleibol e handball. Serão selecionadas duas equipes de cada modalidade, tanto masculina quanto feminina, para os Jogos Escolares do Estado da Bahia. “Tenho certeza que a minha equipe vai ganhar este campeonato. Vamos levar este título”, afirma confiante o estudante da Escola Municipal Teodoro Sampaio, Samuel dos Santos Ribeiro, 16 anos.

Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, Carlos José da Silva, “o esporte é mais que um lazer, mas uma maneira de tirar os jovens da rua e da exposição ao crime e aos vícios”. , Ele explica que durante as aulas de educação física além da técnica é realizado um trabalho pedagógico e social com os alunos da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada em São Cristóvão. Os pais dos alunos-atletas são presenças constantes nos treinos e em competições realizados na instituição. “Trabalhamos em conjunto para valorizar nossos alunos. Quando a família assiste aos treinos, eles ficam orgulhosos e têm um bom desempenho”, afirma o professor.

O estudante Denílson da Silva Estrela, 16 anos, que faz parte da equipe de futsal da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes acredita nos ensinamentos do seu professor e vai além. Para ele, através do esporte é possível competir com lealdade, aprender a trabalhar em equipe e fazer amizades. “Quando comecei a fazer parte da equipe aprendi a respeitar meus amigos, minha família e meus professores. O esporte nos ensina a ser cidadãos”, enfatiza. O garoto também acredita que a sua equipe irá levar o título, mesmo porque eles já foram campeões na primeira edição do campeonato realizado no ano passado.

Os Jogos Municipais Regionalizados fazem parte do projeto “Esporte é na Escola; Revitalização do Esporte Escolar na Rede Municipal de Ensino”, implantado pela SMEC. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o objetivo é promover o desenvolvimento da Educação Física, do esporte e da recreação, garantindo o direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade. “A SMEC está promovendo uma ampla mobilização da comunidade escolar em torno da formação integral dos estudantes. Isto se dá com a segunda edição dos jogos municipais regionalizados”.

De acordo com o secretário, a realização do campeonato faz parte de uma série de ações da SMEC para o resgate do esporte nas escolas, como a assinatura do convênio com o Ministério do Esporte, que liberou R$ 3 milhões para a ampliação do número de quadras poliesportivas na rede municipal de ensino. Através desta parceria, serão construídas mais 22 quadras poliesportivas nas unidades da rede municipal de ensino. Atualmente, somente 30 colégios municipais contam com espaços esportivos.

Para o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Weslen Moreira, a ampliação das quadras poliesportivas em conjunto com outras ações da Prefeitura Municipal, como o concurso público para professores de Educação Física, é muito importante, porque marca a retomada da aprendizagem fora das salas de aulas. “O esporte educa e levanta a auto-estima dos alunos. Com as atividades esportivas, os adolescentes aprendem a superar os desafios”, afirma.

Amanhã a partir das 14 horas será iniciada a competição entre as equipes de futsal das escolas Arlete Magalhães (Castelo Branco) e Municipal da Palestina. As escolas inscritas nos Jogos Municipais Regionalizados são: Municipal de Fazenda Coutos, Municipal de Pituaçu, Maria Constança, D. Arlete Magalhães, Pirajá da Silva, Carlo Novarese, Teodoro Sampaio, Municipal da Palestina, Cidade de Jequié, Joir Brasileiro, Brigadeiro Eduardo Gomes e o Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja).