Estudantes premiados no II Concurso de Cordel Ambiental

13 de maio de 2010 - dev

Uma tarde com muita emoção, prêmios e alegria. Assim foi a realização do II Concurso de Cordel Ambiental, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) na tarde desta quarta-feira (12), no Teatro Diplomata. A ação mobilizou cerca de 300 estudantes, professores e gestores que foram prestigiar e parabenizar os vencedores do concurso.

Os grupos foram distribuídos em quatro categorias, os participantes que tiveram os cordéis premiados foram presenteados com medalhas, troféus, MP4, máquinas fotográficas e computadores. “Todos que estão aqui são vencedores, pois entenderam a essência do Concurso de Cordel Ambiental. O projeto é bem avaliado na rede municipal e já foi divulgado em outros países como Angola e Moçambique.” destacou coordenador pedagógico da Secult, Manoel Calazans.

O Cordel Ambiental tem como objetivo promover a criação de cordéis baseados nas temáticas sobre o meio ambiente a fim de propor uma conscientização dos alunos de 4º ao 9º ano de escolarização do Ensino Fundamental, modalidade SEJA e professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador sobre ações e atitudes em prol a preservação ambiental.

A Aluna da Escola Municipal Carmelitana 25 de Agosto, Caroline Freitas, ganhou em primeiro lugar na categoria estudantes e não escondeu a felicidade pela conquista. Caroline dedicou a vitória a todos os alunos que se emprenharam em produzir belíssimos cordéis. “Tenho certeza que competi com textos maravilhosos, realmente não esperava ter o meu cordel escolhido, porém escrevi com muito carinho e amor”, explicou.

A diretora da unidade escolar, Jeane Barreto, destacou que a iniciativa possibilitou a participação e a integração de todos os alunos, que se dedicaram para participar do concurso e, também, aprenderam muito. “Fizemos diversas pesquisas para aprender e conhecer mais sobre o tema ambiental e assim escrever os cordéis. Acreditamos no potencial das nossas crianças e mostramos para eles que todos têm capacidade de vencer”, comemorou Barreto.

Trecho do cordel da aluna Caroline Freitas:

“Eu tenho um amigo chamado meio ambiente
Ele vivia contente, mas agora está doente…”