Estudantes que fizeram intercâmbio contam experiências vividas em Portugal

30 de dez de 2022 - Jornalismo

Os estudantes da Rede Municipal que fizeram intercâmbio em Portugal através do projeto Era Uma Vez visitaram a sede da Smed para um encontro com o secretário Municipal da Educação Marcelo Oliveira. Num bate-papo descontraído eles contaram como foi a experiência de viajar, conhecer a cultura portuguesa, as visitas aos museus e percorrer os caminhos da corte portuguesa, antes da chegada ao Brasil.

O secretário Marcelo Oliveira ficou muito orgulhoso do que ouviu dos alunos e já planeja mobilizar parceiros para ampliar o grupo de estudantes para a próxima edição. “O sentimento que tenho hoje é de muita alegria, pois percebo que nossos alunos alcançaram em tão pouca idade um nível de maturidade muito grande. Isso me enche de orgulho, constatar que nossas escolas produzem alunos com essa qualidade, é uma sensação de muita satisfação, ver a realização desse trabalho”, disse Oliveira.

Kauã Sousa Lopes, 14, aluno da Escola Municipal Maria José de Paula Moreira, não escondeu o quanto ficou feliz de fazer a viagem. “A experiência foi muito boa, conhecemos um pouco da cultura portuguesa, aprendemos sobre a história local. Já falei para os meus colegas que não se intimidem com as etapas do concurso e participem para que na próxima edição eles possam fazer o intercâmbio”, contou.

Além de Kauã, os estudantes: Silas Barbosa, da Escola Municipal Alexandre Leal, Vitória Gonçalves da Escola São Domingos Sales também contaram suas experiências e afirmaram que a viagem foi uma conquista que jamais esquecerão.

Fotos: Enaldo Pinto