Estudantes reforçam combate a dengue e estreiam peça sobre o tema

10 de ago de 2009 - dev

Com objetivo de fortalecer a temática do combate a dengue, que vem sendo trabalhada em sala de aula com pesquisas em matérias de jornais, distribuição de panfletos e folders informativos, educadores e educandos da Escola Municipal Zulmira Torres estreiam na próxima sexta-feira (14) a peça Dengo – A Batalha, com apresentação às 10h, 15h e 19h30 na própria unidade de ensino. No sábado (15), às 10h, haverá apresentação única em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado no domingo (09).

Durantes três meses os alunos do 3º, 4º e 5º anos dos dois turnos ajudaram na montagem da peça, que é a primeira produção teatral inédita do ano. Além da elaboração e análise de texto, as crianças passaram pelo processo de interpretação, preparação corporal e vocal, seleção da trilha sonora, confecção de cenário e produção de elementos de cena e figurino.

Dengo – A Batalha, conta a história de um grupo de crianças amigas que se reúnem para festejar o aniversário de Dengo. Só que ninguém contava com um imprevisto: na véspera da comemoração, o garotinho Dengo contrai a dengue. A partir daí as crianças se unem e promovem uma grande batalha contra o causador dessa desventura, o mosquito Aedes Aegypti.

O elenco é composto pelos alunos que participam do Agente Mirim, desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e da Saúde (SMS). Os estudantes atuam nas comunidades onde moram, servindo como veículo de informação sobre a prevenção da dengue.

Eles recebem material informativo e são identificados com boné, crachá e uniforme escolar. “Cada agente tem a missão de promover um diálogo capaz de sensibilizar as pessoas para o combate a essa doença que vem afetando diversas cidades do país”, informa o professor de teatro, Jorge Borges.