Estudantes se destacam em Olimpíadas de Física

16 de abr de 2009 - dev

Muitos aplausos e comemorações marcaram a solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2008), programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), na noite da última quarta-feira (15). 35 estudantes baianos se destacaram na Premiação Nacional, classificando a Bahia entre os cinco primeiros dos 27 estados.

O evento realizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) contou com a presença de autoridades, alunos, pais, mães, professores e diretores que prestigiaram a entrega de medalhas e certificados aos estudantes premiados nas Classificações Estadual e Nacional. Na Bahia, participaram da primeira fase 12 mil estudantes de 316 escolas em 90 cidades. Para a segunda fase foram classificados 3 mil, dos quais 57 seguiram para a terceira etapa.

O aluno Lucas Xavier Carvalho, da Escola Municipal Maria Constança, demonstrava satisfação em receber a medalha de bronze, além de ser premiado nacionalmente. “Fico orgulhoso em saber que esta conquista é fruto de muita dedicação”, declarou o pai do estudante, Aldemar Carvalho, que não conteve a emoção.

De acordo com o coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da SMEC, Manoel Calazans, a iniciativa desperta e estimula o aluno no interesse pela física, proporcionando desafios aos estudantes.

Os 20 melhores estudantes do 9º ano (antiga 8º série) do Ensino Fundamental com melhor desempenho na terceira fase da OBF 2008, serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) de 2010.