Conhecer a história dos monumentos da Cidade do Salvador, valorizando e preservando o patrimônio público é o principal objetivo da aula de campo cultural que acontece nos próximos dias 23, 24 e 28 de setembro.
A atividade extraclasse vai reunir estudantes de três escolas públicas e faz parte das ações do Projeto ‘Xixi na Rua, Não!’, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).
Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Antonio Carvalho Guedes estreiam a programação da atividade nesta quinta-feira (23), às 14 horas, com a visita ao Espaço Cultural da Barroquinha, seguindo para o Centro Histórico e Pelourinho.
Na sexta-feira (24), alunos do 6º ao 9º da Municipal Helena Magalhães participam da aula. Na próxima terça-feira (28) é a vez dos estudantes da Municipal Padre Norberto visitarem os monumentos.
Estátuas, bustos, fontes, painéis e esculturas fazem parte da arquitetura urbana de Salvador e dão um toque de charme e tradição à primeira capital do Brasil.
Na ocasião os educandos serão orientados por professores de História e de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Ensino e vão conhecer mais sobre os monumentos que estão espalhados na região do centro da cidade, como a estátua de Castro Alves e busto de Dodô e Osmar, símbolos da cultura baiana localizados na Praça Castro Alves.
As ações do projeto ‘Xixi na Rua, Não!’ nas escolas públicas encerram com a culminância da premiação das Tirinhas Educativas “Xi… xiii, sujou!”.
O vencedor terá a Tirinha Educativa vinculada em campanha publicitária da Prefeitura de Salvador e a divulgação do resultado e a premiação será no dia 30 de setembro, durante evento público na Praça Castro Alves.