Estudantes visitam Museu Afro Brasileiro

11 de nov de 2008 - dev

Silêncio, olhos atentos e vibrantes, foram as expressões dos alunos da Escola Municipal Ângela das Mercês, ao visitarem no dia 11 de novembro (terça-feira) o Museu Afro Brasileiro, no Terreiro de Jesus, Pelourinho. Na ocasião, os alunos conheceram todo acervo com cerca de 800 peças, entre esculturas, cerâmicas, tecidos, objetos em metal, instrumentos musicais, além de labirintos e passagens secretas.

A atividade faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. Para a professora da escola Helena Pinheiro, “essa é uma ação grandiosa já que serve para enriquecer ainda mais as atividades desenvolvidas em sala de aula, seguindo as normas da Lei 10.639, que trata da obrigatoriedade da aplicação da história e cultura afrobrasileira no currículo escolar”.

Segundo o aluno do 1º ano André Lucas dos Santos, de 7 anos, esta foi a sua primeira visita a um museu. “Estou adorando tudo. A parte que mais gostei foi a hora em que conheci a passagem secreta dos escravos”, afirmou o estudante, referindo-se ao túnel que os escravos utilizavam para entrar e sair da casa, para evitar contato próximo com a família.

O museu nasceu de um programa de cooperação cultural entre o Brasil e países da África para o desenvolvimento dos estudos voltados à temática afrobrasileira. A iniciativa se deu através do convênio firmado entre os ministérios de Relações Exteriores e da Educação, Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e UFBA.