Eu reciclo, e você? é tema de mais um webinário em celebração à Semana do Meio Ambiente

26 de maio de 2021 - Jornalismo

Em programação sequenciada, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou na quinta-feira (20), a segunda edição do webinário para comemorar a Semana do Meio Ambiente. O encontro virtual transmitido pelo canal do Youtube da Smed abordou o tema “Eu reciclo, e você?”

Participaram do evento Jaqueline Araújo, coordenadora de Inclusão e Transversalidade da Smed, Edilainne Pereira coordenadora nacional Limpa Brasil e Tião Santos presidente da ACAMJG – Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

Jaqueline Araújo destacou a importância da realização de um webinário pensado especificamente para abordar temas relacionados ao meio ambiente. “É a forma que encontramos de sensibilizar a comunidade escolar, para cada vez mais construir ações sustentáveis no nosso dia-a-dia, na escola, em casa e em todos os nossos espaços”, afirmou.

O presidente da ACAMJG Tião Santos levantou dados importantes, destacando o potencial que o país tem na produção de resíduos recicláveis. “O Mundo produz por ano, 400 milhões de toneladas de resíduos. No Brasil, produzimos por dia, 240 mil toneladas, somente 2% disso tem como destino a reciclagem. Segundo Tião, 40% da produção são resíduos recicláveis”.

Dados levantados pela Associação apontam que 90% de todo material que chega à indústria é fruto do trabalho dos catadores recicláveis. “Geramos emprego diretamente para mais de 1milhão de pesSoas que trabalham com reciclagem no Brasil”, explica.

Para Edilainne Pereira, coordenadora nacional do Limpa Brasil, uma das maiores despesas que o município tem é com a manutenção e limpeza das capitais. ‘’Existe um número muito maior de pessoas jogando lixo e descartando os resíduos de forma inadequada’’ contou.

Ela sugere que o resíduo seja dividido em três frações: O rejeito (aquilo que não tem serventia), por exemplo – papel higiênico; que não pode ser reutilizado. O orgânico (resto de alimento) que pode depois ser transformado em adubo. O reciclável (embalagens, latinhas de alumínio).

“Normalmente temos três lixeiras na nossa casa. Na cozinha, no banheiro e na área de serviço. A da cozinha seria para o orgânico, o do banheiro para os rejeitos, e a da área de serviço para os recicláveis”.