Evento Internacional da ONU sobre Sistemas alimentares tem a participação de nutricionistas da Smed

29 de jun de 2021 - Jornalismo

Profissionais de nutrição da Secretaria Municipal da Educação (Smed) participaram do evento Internacional da ONU sobre Alimentação escolar e sustentabilidade. No encontro realizado dia 1° de junho foram abordados temas sobre a política de alimentação escolar como instrumento de segurança alimentar e nutricional e os desafios e alternativas da execução de transporte no contexto durante e pós-pandemia, na perspectiva das cidades.

O objetivo do encontro foi compartilhar experiências dos sistemas alimentares entre as partes interessadas, fortalecendo opiniões e promovendo transformações em relação à alimentação, oferecendo possibilidades para que outros possam fortalecer as ações internas e externas transformando as formas de transportar, cultivar e distribuir os sistemas alimentares tornando-os adequados para as pessoas e para o planeta. O evento contou com as participações de merendeiras, nutricionistas, e de agricultores familiares.

Para a coordenadora de alimentação da Smed, Emília Carla Lima Coelho, foi uma experiência muito gratificante, pois mostrou as possibilidades de como atuar na distribuição e preparação dos alimentos nesta pandemia e pós- pandemia. “O evento foi maravilhoso, um diálogo construtivo a respeito do Programa de Alimentação Escolar PNAE, como agente de mudança dos sistemas alimentares envolvendo vários atores responsáveis pela distribuição, manipulação, plantio e cuidado com a alimentação”, contou.

Emília falou do aprendizado que tiveram durante o evento e ressaltou a importância do PNAE em relação às atividades que são elaboradas e postas em práticas e que servirão também, de exemplos para os futuros encontros da ONU. “A entrega da alimentação escolar durante a pandemia trouxe muitos desafios e o nosso município trabalhou muito bem. Agora estamos na construção de novas alternativas para a execução do PNAE no pós-pandemia e saber que as alternativas executadas em Salvador servirão de dados para o encontro da ONU na Cúpula de Sistemas Alimentares nos próximos debates, nos faz ver que estamos no caminho certo”.

As atividades do encontro foram desenvolvidas em três momentos, onde possibilitou a discussão dos temas como: A garantia da oferta dos alimentos nutritivos no período da pandemia e pós-pandemia, com ênfase na sustentabilidade, como garantir o acesso a alimentos nutritivos e seguros para todos, transição para hábitos de consumo saudáveis e sustentáveis, impulsionar a produção “nature-positive” em larga escala, meios de subsistência igualitária e distribuição de renda e de construir resiliência à vulnerabilidades e gerenciar choques e tensões. “O evento vem trazer as trocas de experiências e a delimitação de proposta para a oferta de uma alimentação saudável e estratégias que serão elaborados e posteriormente poderão ser executadas nos municípios”, disse Emília.

Vários assuntos chamaram a atenção da nutricionista que pôde fazer um comparativo em relação às atividades dos municípios com grandes e pequenas quantidades de estudantes nas ações referentes ao transporte e distribuição dos alimentos, comprando com o nosso sistema . “O que me chamou muito atenção no evento foi à realização da discussão com representantes de municípios com mais de 100 mil alunos e outros com menos de 1mil alunos, realidades bem diferentes mais que trouxeram discussões maravilhosas. A realidade do município da região Amazônica, por exemplo, em que quase toda a logística é realizada de barco é uma experiência parecida com a das nossas escolas localizadas nas ilhas”, comparou.

As palestras foram ministradas por Rafael Zavala, da agência especializada do Sistema ONU que trabalha no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola (FAO) com o tema: A FAO e o apoio à Cúpula de Sistemas Alimentares e aos Diálogos Independentes; por Juliana Tângari, falando sobre Comida do Amanhã/ As cidades e a Cúpula de Sistemas Alimentares: por que falar de alimentação escolar e de todos os participantes que contaram suas experiências na alimentação escolar neste período de pandemia.