Evento marca apresentação do Plano Municipal de Educação

24 de set de 2008 - dev

Nesta terça-feira (23), o auditório do Hotel Sol Bahia, em Patamares, recebeu mais de 500 pessoas, entre educadores das redes municipal e estadual, representantes do poder público e sociedade civil, que participaram da 2ª Conferência Municipal “Todos pela Educação na Cidade Educadora”. O objetivo do evento é apresentar o plano decenal para a educação de Salvador e por meio de diálogo aprofundar a discussão das políticas propostas no documento, para a sua consolidação final.

O evento foi aberto com apresentação cultural do coral dos alunos da Escola Municipal Órfãos de São Joaquim, que cantaram o Hino Nacional e músicas do folclore regional. Após a apresentação, foi composta uma mesa solene com a presença de representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), conselhos Municipal e Estadual de Educação e Câmara de Vereadores.

De acordo com a SMEC, o Plano Municipal de Educação (PME) não é um plano da Rede de Ensino do Município, mas um plano de Educação para Salvador. Este planejamento segue as diretrizes dos planos Estadual e Nacional, porém mais integrado. Embora o município não tenha responsabilidade de oferta da educação superior e profissional, por exemplo, o PME precisa definir políticas e estratégias de envolvimento das ações municipais no atendimento estadual ou federal nestas áreas.

A conselheira e técnica da SMEC Cristina Santana apresentou a estrutura do plano e afirmou que o documento foi organizado por níveis e modalidades de ensino, contando com diagnósticos, objetivos e metas. A equipe técnica traçou algumas prioridades, como: a erradicação do analfabetismo, ampliação do atendimento à Educação Infantil, fortalecimento do trabalho na área de ciências e tecnologias, oferta de atividades esportivas e implementação da política de Educação Ambiental, garantindo-a como objeto de estudo permanente, entre outros.

Ainda segundo Santana, os participantes da conferência fizeram pequenas considerações mas todos se mostraram de acordo com as propostas apresentadas, aprovando o PME.