Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Clériston Andrade, localizada em São Marocs, e Sociedade Fraternal, Pau da Lima, reuniram-se para comemorar o Julho das Pretas – ação criada em 2013 com o intuito de marcar a luta pela superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a luta das mulheres negras no centro do debate. O evento foi realizado em 24 de julho, na EM Clériston Andrade.
O objetivo da atividade pedagógica foi compartilhar com os estudantes das duas escolas conhecimentos sobre o tema que visa mobilizar todas as mulheres, engajando-as na luta para repensar e recriar o lugar delas na sociedade brasileira. Na ocasião, tratou-se também do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela, comemorado em 25 de julho.
O evento contou com a participação dos educadores sociais e poetas do Sarau da Onça Evanilson Alves, Fabrícia de Jesus e Negreiros de Souza, que provocaram os alunos a refletirem sobre o empoderamento da mulher preta no contexto social. Outros momentos especiais foram a leitura dramática de uma poesia de Carolina de Jesus realizada pela aluna Ana Lúcia Cruz e a participação do professor de música da rede municipal Luiz Oliveira, que fez a abertura das comemorações.
Participaram também do evento professores, coordenadores pedagógicos, vice diretores e diretores das duas escolas, além de representantes da Gerência Regional Pirajá e da Secretaria Municipal da Educação (Smed).