Questões a respeito de conflitos raciais, religiosos, políticos e culturais são assuntos abordados na peça Filhos da Abolição pelo grupo Harambê, Nós é Nois de teatro, formado por ex-alunos do Projovem Urbano e jovens do bairro de São Cristóvão. A peça ficará em cartaz no teatro Dias Gomes e tem pré-estréia marcada para o dia 07 de novembro as 17h.
Retratando desde a retirada dos negros na África, passando pelos horrores vivenciados nos navios negreiros a narrativa chega até os dias atuais, abordando assuntos como cotas para afro descendentes, desigualdades sociais e o preconceito. A peça apresenta cenas fortes que prendem a atenção do espectador e os fazem refletir a respeito de todo o sofrimento dos negros durante o período da escravidão até os nossos tempos.
A iniciativa da montagem da peça teve início no ano de 2007 nas oficinas de teatro do Projovem Urbano realizadas no colégio IMEJA na Boca do Rio. Inicialmente formado por alunos que se destacaram nas aulas de teatro daquele ano o grupo cresceu e hoje atinge os jovens da comunidade de entorno da escola municipal Parque São Cristóvão, onde os ensaios do grupo são realizados.
“Trazer o reconhecimento de toda cultura dos povos mais antigos do universo”, de acordo com o escritor e diretor da peça, Cristóvão da Silva esse é a mensagem principal a qual ele deseja atingir. “Sinto-me orgulhosa, em usar meu corpo, minhas emoções para transmitir uma mensagem para o povo negro, é como se eu fizesse parte da história”, afirma Amanda Santos, 14, atriz.