Experiências bem-sucedidas serão relatadas em livro internacional

27 de nov de 2012 - dev

Conhecer a realidade dos alunos da Escola Municipal Casa da Amizade (Ondina) e saber as melhorias obtidas com os projetos desenvolvidos em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o Instituto Ayrton Senna. Este foi objetivo da visita do escritor francês Guy-Pierre e a jornalista fotográfica mineira Adriana Moura na tarde desta terça-feira (27).

As informações colhidas sobre os projetos “Se Liga”, “Gestão Nota 10” e “Circuito Campeão” – que tem como objetivo a melhoria de gestão, alfabetização e incentivo à leitura – serão relatadas no livro sobre o trabalho desenvolvido pela presidente da instituição, Viviane Senna. A obra faz parte do prêmio internacional Grand Prix do banco francês BNP Paribas, que destaca líderes mundiais na área do investimento social. A psicóloga foi vencedora da edição deste ano e foi a primeira vez que o banco (sétimo maior no mundo) reconheceu o trabalho de um empreendedor social na América Latina.

De acordo com a gestora da unidade escolar, Silvana Talento, o projeto “Gestão Nota 10” permitiu um melhor gerenciamento de informações, contribuindo para detecção de problemas e possíveis soluções em pouco tempo. “O projeto foi iniciado em julho deste ano, mas já é possível mensurarmos as melhorias na gestão de informações, pois inserimos ferramentas de gerenciamento que nos ajudarão a planejar melhor as metas do próximo ano”.

Além do “Gestão Nota 10” – que também beneficia outras 41 escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação da Orla -, a escola também possui outros dois projetos em andamento. Um é o “Se Liga”, que trabalha a regularização de fluxo, ou seja, visa alfabetizar alunos em distorção de idade e série. Ele está sendo desenvolvendo em uma sala com alunos entre 10 e 15 anos.

Já o “Circuito Campeão” é um projeto de incentivo à leitura, com distribuição de livros literários, e atende todos os 215 alunos da escola, de 4 a 15 anos. Este projeto também é desenvolvido em outras três escolas municipais – Tertuliano de Góes (Federação), Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas) e Centro Municipal de Educação Infantil Calabar –, além da Escola Comunitária Aberta de Calabar.

Após Salvador, o escritor e a jornalista fotográfica seguem para Fortaleza e Porto Alegre para a coleta dos projetos implantados nas duas regiões. O Instituto Ayrton Senna forma cerca de 60 mil educadores e gestores escolares e beneficia 2 milhões de crianças e jovens todos os anos, em pelo menos 1.300 municípios de todo o país.