A Escola Municipal Metodista Susana Wesley promoveu uma exposição de arte, segunda-feira (22). Iniciativa que faz parte do projeto didático “Nós no caminho da arte”, e tem como objetivo proporcionar às crianças contato com as diversas linguagens existentes, através da arte. Além da participação de toda a comunidade escolar, o evento contou ainda com a presença do professor de música, Valnei Souza Santos, arte educador, doutorando da UFBA que trabalha também com projetos sociais.
A professora de arte Nilzete Araújo, idealizadora do projeto, falou da importância da arte na vida dos alunos nesse momento de descoberta e aprendizado. “Eu acredito que é pelo viés da arte e educação que a gente transforma. Então, esse projeto foi pensado para que essas crianças fossem as protagonistas dessa ação, podendo assim construir a partir de uma concepção de autoria, sem um processo de cópia. Incentivamos a construção própria e do intelecto, tendo a arte um processo cognitivo, daí a criança vai aprender a ler, escrever, entendendo de que o desenho também é uma forma de decodificação do aprendizado, explica”.
As alunas Mariana Santana, 10 e Bruna Brito, 11, ambas do 5º ano, estavam felizes com a exposição dos trabalhos que foram produzidos por todos em sala de aula. “Eu acho bem bonito, eu aprendi, como observar melhor a arte, toda criatividade e cores, eu vou levar esse aprendizado pelo caminho que eu andar”, disse Mariana. Foi a arte que ajudou Bruna deixar a timidez de lado. “Eu gosto muito de desenhar e achei o trabalho muito interessante e lindo, gosto da criatividade dos nossos colegas e através da arte eu pude me expressar, eu fico mais calma e ajuda bastante em nosso aprendizado”, contou.
“Eu fico muito feliz, pois é uma oportunidade das crianças se expressarem através da arte, todo esse trabalho lindo que a pró tem desenvolvido aqui na nossa escola, a gente percebe como a arte mexe com o comportamento, o intuitivo das crianças. Esse resultado vai culminar com uma visita ao Museu do Carnaval, no Terreiro de Jesus”, completou a gestora, Ivonete Cintra Barreto.
A pequena Kinda da Cruz Araújo, 9, disse que gosta de cantar. “A minha avó canta comigo sempre quando vai à minha casa e minha mãe é atriz, então a matéria de arte é a minha preferida por que através dela a gente pode expressar um sentimento cantando ou desenhando no papel”. A aluna Elloá Pereira dos Santos, do 3º ano, também disse gostar muito da arte. “Eu faço uns desenhos em casa, treino muito e adorei fazer uma arte de verdade, tipo parecido com um quadro, eu gosto da arte que a pró faz e da que fazemos aqui na escola”, pontuou.
Foto: Enaldo Pinto