Exposição fotográfica contempla escolas municipais

13 de Maio de 2010 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), através do Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes – FIEMA vai promover o Projeto Mulheres Negras: Uma História Bem Contada. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade da contribuição social, cultural e política das mulheres negras na construção da história da humanidade.

A proposta consiste em levar para as escolas municipais a reflexão e a disseminação do conhecimento através de uma exposição itinerante fotográfica e bibliográfica de mulheres negras. As imagens são de mulheres cuja trajetória pessoal e profissional contribuiu, e contribui, para o contexto sócio-cultural.

A exposição acontece, do mês de maio a outubro, em todas as unidades escolares, atendendo as 11 Coordenadorias Regionais. A primeira escola contemplada com o projeto é a Municipal Senhor do Bonfim, da CRE Subúrbio I, no dia 17 de maio (Segunda-feira).

“Nesta exposição serão homenageadas mulheres de notório saber, mas também mulheres das comunidades escolares ou do seu entorno, que muitas vezes fazem um trabalho relevante e significativo, contribuindo para uma educação inclusiva e não-discriminatória, porém sem maior visibilidade” pontuou Elisa Castro, técnica do FIEMA.

Na ocasião vai ser lançado um álbum seriado com histórias, depoimentos e fotografias das referidas mulheres negras e a formação para orientação para a utilização do material, que será distribuído para as escolas. A proposta também fortalece o trabalho de inclusão da Lei 10.639/03 na prática pedagógica das Unidades Escolares, além de contribuir com a inclusão de questões de gênero, raça e etnia no currículo escolar.