Um dia de descontração e brincadeiras para quem está acostumado a animar as festas. Nesta este final de semana, as fanfarras das Escolas Municipais Cidade de Itabuna, Arlete Magalhães, Municipal de Periperi , Fazenda Coutos, Teodoro Sampaio e Helena Magalhães se uniram e realizaram um desfile no Parque da Cidade. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com o objetivo de dar aos alunos um momento de lazer e socialização entre as equipes e também em comemoração ao Dia da Fanfarra, dia 6 de dezembro, oficializado desde o ano passado.
A Escola Municipal Teodoro Sampaio possui a fanfarra há dois anos e tudo começou com oficinas realizadas na escola pelo Projeto Mais Educação. O regente Mister Bal ministrava a oficina de sopro e hoje é regente da fanfarra e pai de uma das componentes, Mikelle Fernandes, 5º ano. “Eu já tocava em fanfarras com o meu pai, desde pequena. Já toquei prato, mas hoje eu toco surdo pequeno”, se orgulha a estudante.
O regente de uma das fanfarras mais antigas da rede, a da Municipal de Fazenda Coutos, Cleiton José esclarece o principal objetivo das fanfarras nas escolas. “A comunidade é carente, esses jovens precisam de apoio, muitos aqui foram usuários de drogas, hoje a vida deles é a fanfarra, esse projeto é provedor de bons cidadãos”, finalizou.
“É a minha paixão, eu já sai da escola, me formei, mas continuo na fanfarra, eu devo tudo a ela”, explica Henrique Dias, ex-aluno da Municipal de Fazenda Coutos. “O nosso intuito é englobar esses meninos e afastá-los da marginalidade”, explica Tatiana Chaves, coordenadora de Ações Sócioeducativas da Secult.
Tendo uma formação rigorosa, os meninos que participam da fanfarra precisam ter boas notas, freqüência escolar e obediência. O estudante Ednei Silva, 5º ano da escola Municipal Helena Magalhães, é um bom exemplo da mudança. “Eu era respondão, hoje eu respeito os mais velhos e principalmente a minha mãe, que hoje diz a todo mundo que sou um menino carinhoso”, revela o estudante.
Claudete Reis, que tem seus dois filhos na fanfarra da escola Municipal Mirantes de Periperi, agradece pelo trabalho realizado. “Meus filhos melhoraram muito na escola, nem preciso mais manda-los estudar, estão responsáveis, por isso estou sempre nas apresentações prestigiando”, relatou orgulhosa.
Após o desfile que encantou a todos que passaram pelo Parque da Cidade, as fanfarras se apresentaram umas para as outras e finalizaram com um passeio pelo parque. “Fico feliz por esse dia está acontecendo. É a primeira vez que eles se reúnem em confraternização. Os meninos sempre saem juntos nos desfiles do 2 de Julho, mas não se vêem, e hoje eles estão aqui se encontrando e mostrando o que sabem um para o outro. Hoje é o dia deles. Esse evento foi feito para eles e por eles”, comemorou Petinha Barreto, técnica da Secult.