Fanfarras se preparam para o desfile da Independência

31 de ago de 2015 - Jornalismo

Os alunos da rede municipal de ensino estão com os ensaios das fanfarras para o Dia da Independência de vento em popa. Este ano, participam do desfile, que acontece no dia 07 de setembro, 240 alunos das Escolas Municipais Helena Magalhães, Teodoro Sampaio, Cidade de Itabuna e Palestina. Na Escola Municipal Helena Magalhães, em São Caetano, 60 dos 600 alunos que estudam na instituição ensaiam todos os dias, desde o final de julho, visando a parada, que começa no Corredor da Vitória e termina na Praça Municipal.

O regente da Fanfarra Helena Magalhães (FAHEMA), Almir Vilarino começou o trabalho na escola há 16 anos, e tem alunos que desde então fazem parte da banda. Nesta 16º apresentação, o grupo mescla canções clássicas e atuais, misturando barroco, música clássica, rock e até arrocha. Ao todo, são 100 músicas estudadas, entre elas Eu Te Amo Meu Brasil, d’Os Incríveis; Escola, Arte e Alegria, criada pela pedagoga Daniela Correia, da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed); e o Hino da Independência, além de canções populares como Raiz de Todo Bem, do cantor Saulo, Happy, do rapper americano Pharrell Williams, e Trem Azul, do Roupa Nova.

O ex-aluno George Sousa Santos, de 23 anos, levou a sério a fanfarra. Ele, que toca na linha de frente, faz parte do grupo desde os 11 anos de idade. “Ensaiamos para mostrar o que praticamos o ano todo para fazer um desfile belíssimo na independência. A gente fica ansioso, muitos nem dormem, como eu, esperando dar o horário”, afirmou o jovem. Ele, que hoje trabalha com fanfarras, já fez cursos de música, de instrumentista e está estudando para entrar no curso de licenciatura na UFBA para ser um multiplicador. O jovem é co-regente da Escola Municipal Cidade de Itabuna, mas não deixa a escola de coração por nada.

A Escola Municipal Teodoro Sampaio, localizada em Santa Cruz, é representada pela fanfarra FAMTESA e foi fundada em 2009. O grupo é regido por Balduíno Fernandes e co-regido por Jean Michel. A Escola Municipal Cidade de Itabuna, localizada no Rio Sena, é representada pela FAMUITA, e é regida por Fábio Fernandes e co-regida por George Sousa Santos, que participa do desfile com os jovens de São Caetano. Além delas, participam a Escola Municipal da Palestina, localizada na Palestina, representada pela FAMUP, sob a regência de Valteir Santos e co-regência de Adenilton de Jesus.

Foto: Henrique Pinheiro