Feira das Nações Africanas é realizada na Escola Municipal André Rebouças

21 de nov de 2019 - Jornalismo

Cada sala de aula da Escola Municipal André Rebouças, em São José do Cabrito (GRE Subúrbio I), transformou-se em um país africano durante a Feira das Nações Africanas, realizada na quinta (21) e sexta (22). Madagascar, Senegal, Guiné Bissau, Zimbábue, África do Sul e Angola estavam representados através de objetos, produções artísticas, cartazes, tecidos, alimentos e indumentárias. Tudo preparado pelos alunos, a partir dos estudos desenvolvidos em sala de aula. Em cada espaço, as crianças faziam apresentações orais e de dança para passar aos colegas das outras turmas o conteúdo aprendido.

O projeto é desenvolvido na escola há três anos e trabalha conteúdos como geografia, sistema de governo, bases econômicas, moedas, idiomas, cultura, saberes, bem como a identificação de elementos desses povos na formação cultural brasileira. “É um trabalho que envolve identidade, reconhecimento e empoderamento”, explica a professora Adenilma Santana, vice-diretora do turno vespertino. “Nesse contexto, trabalhamos também o respeito ao outro e às diferenças, o combate ao racismo e à intolerância religiosa”, frisa Leiliane Sales, diretora da escola.

Os alunos do 4º ano Kézia Sousa, Agatha Nascimento e Pedro Henrique Boaventura, de 10 anos, estavam muito animados com as apresentações a que assistiram nas salas Guiné-Bissau (2º ano), Madagascar (Educação Infantil) e Senegal (1º ano). “Achei muito interessante, porque pudemos aprender sobre outros países, sobre as culturas”, disse Pedro. Para Kézia e Agatha, as apresentações artísticas dos colegas foram empolgantes.

“Os alunos estão muito felizes e envolvidos e, além de conhecerem os países africanos e as diferentes realidades, puderam fazer outras construções sobre representatividade, a importância do respeito, entre outras”, diz a professora Nadjane Passos, do 1º ano. A Feira das Nações Africanas se encerra nesta sexta (22) com as apresentações sobre o Zimbábue (3º ano), África do Sul (4º ano) e Angola (5º).