Festival de Ginástica Artística movimenta escolas

25 de nov de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Programa de Educação Esportiva, realiza o Festival Municipal de Ginástica Artística, no dia 2 de dezembro (quarta-feira). O evento acontecerá no Ginásio de Esporte do Colégio 2 de Julho, no Garcia, e faz parte das comemorações da inclusão desta modalidade em toda rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário Carlos Ribeiro Soares o esporte educa e eleva a auto-estima dos alunos. Com as atividades esportivas, os adolescentes aprendem a superar os desafios e a Secretaria deve estar atenta às novidades e dar total apoio a esta iniciativa. “O nosso objetivo é ampliar o Programa de Educação Esportiva em 2009. Queremos também ampliar os espaços esportivos em toda rede municipal e construir quadras em todas as escolas da rede”, afirma.

A coordenadora do Programa, Ivone Portela, destaca que através do esporte a SMEC vem conseguindo combater a evasão escolar e por isso O Festival de Ginástica Artística tem um significado muito especial. Ela lembrou que durante todo ano foram realizados jogos e torneios de outras modalidades como Xadrez, Futsal, Handebol, Vôlei, Atletismo, além de uma série de jogos de salão.

Para o professor de Educação Física Carlos José da Silva, “o esporte é mais que um lazer para os alunos das escolas municipais. É uma maneira de tirar os jovens da rua e da exposição ao crime e aos vícios”. Ele explica que durante as aulas de educação física, além da técnica, é realizado um trabalho pedagógico e social e os pais são presenças constantes nos treinos e em competições realizados na instituição. Trabalhamos em conjunto para valorizar nossos alunos. Quando a família participa, eles ficam orgulhosos e têm um bom desempenho”, explica.