FIEMA apresenta plano para 2009

16 de mar de 2009 - dev

Representantes do conselho deliberativo do Fundo de Inclusão Educacional para Mulheres Afrodescendentes (FIEMA) estiveram com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, para apresentação dos novos conselheiros e uma breve discussão dos pontos de reestruturação. O encontro aconteceu no dia 12 de março (quinta-feira), na sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), no Parque Solar Boa Vista.

Na ocasião, também foram apresentadas as propostas dos seminários que serão realizados durante todo o ano e um recorte específico sobre inclusão educacional. Para o secretário, financiar e implementar políticas, programas, projetos e ações articuladas e intercomplementares relativas ao contexto socioeducacional é de muita importância, pois dessa forma é possível proporcionar acesso aos estudos para todos. “Estou muito satisfeito com as atividades desenvolvidas pelo FIEMA e não medirei esforços para que este ano a gente promova mais ações. Estamos juntos nessa luta e com muita força de vontade”, diz Soares.

O FIEMA desenvolve diversas ações gratuitas que beneficiam as mulheres afrodescendentes, como cursos, palestras sobre gênero e raça e discussões sobre a lei Maria da Penha e oferece também oportunidades para autonomia financeira através de oficinas, como as de artesanato onde são ensinadas técnicas de estamparia em camisetas e a comercialização dos produtos confeccionados.

Para a coordenadora pedagógica, Eliane Boa Morte, o fundo de inclusão é muito importante, pois agrega o gênero, raça e a educação de mulheres chefes de família focando sempre na reparação. “É uma ação sólida que pensa sempre no crescimento das pessoas, na formação de cidadãos”, finaliza.