Fiema capacita mulheres afrodescendentes para o mercado de trabalho

11 de dez de 2009 - dev

Nesta sexta-feira (11) o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), certificou que 150 mulheres de Salvador estão aptas a ingressarem no mercado de trabalho com qualificação. Elas passaram por cursos de capacitação em informática, artes, culinária, estamparia de camisetas e formação em raça e gênero para professores alfabetizadores.

Emoção e expectativa foram os sentimentos que prevaleceram na solenidade de entrega de certificados, hoje pela manhã, no Espaço Cultural da Barroquinha. Sandra Regina da Hora não escondeu a alegria de ter tido a oportunidade de participar dos cursos. Dona de casa, divorciada, mãe de quatro filhos, ela é a responsável por todas as despesas da família e sem especialização profissional a situação estava cada vez mais difícil.

“Esse curso veio em boa hora. Agora posso dormir mais tranqüila porque sei de onde tirar o dinheiro para pagar as contas de casa”, desabafou. A menos de um mês de concluir seu curso e receber seu primeiro certificado, Sandra Regina não pára de receber encomendas e já garantiu até um estabelecimento para expor o material confeccionado.

O evento contou com a participação da gestora do Fiema, Adriana Nascimento, que lidera toda a equipe que promove ações de inclusão social com as mães dos alunos da rede municipal, e do secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, que foi só elogios ao Fundo pelos resultados obtidos em 2009. Esse ano, mais de mil mulheres passaram por esse tipo de capacitação.

A coordenadora executiva do Fiema, Juçara Rosa, fez um discurso destacando o poder que as capacitações têm de elevar a auto-estima das mulheres negras de Salvador. Segundo ela, o objetivo é romper todo tipo de preconceito, seja ele racial, religioso, de cor ou de gênero. “Cada mulher que entra em uma oficina dessas sai de alguma forma transformada e consciente da sua verdadeira importância na sociedade”, concluiu.

O melhor de tudo é que os certificados de hoje foram entregues a apenas uma das diversas turmas formadas pelo Fiema. Amanhã (12) as oficinas estarão na Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas, no Subúrbio, e no próximo sábado (19), na Ilha de Maré, onde pretende capacitar mais 60 mulheres.