FIEMA homenageia dia contra Discriminação Racial

22 de mar de 2011 - dev

Dando continuidade às comemorações a Mulher e ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) através do Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA) realizou na tarde de ontem (21), na Estação de Trem da Calçada, a “Exposição Mulheres Negras: Uma História Bem Contada”.

De acordo com a Coordenadora Executiva do FIEMA, Jussara Rosa, o projeto da exposição fotográfica se fundamenta na necessidade de fazer emergir a verdade histórica de mulheres negras cuja trajetória pessoal e profissional, quase sempre ocultadas, contribui para o contexto sócio-cultural. “Buscamos através dessa exposição resgatar a memória e a história de mulheres negras que fazem a diferença em nossa sociedade e queremos mostrar aos nossos educandos que todos podem ser o que desejarem”, destacou.

A ação contou com a participação da fanfarra da Escola Municipal Fazenda Coutos, do secretário da Educação, João Carlos Bacelar, de estudantes e populares que estavam na estação. A aluna Kelly de Sena disse que gostou muito do aprendizado adquirido e de ter conhecido historias tão importantes. “É bom saber que essas mulheres existem para que a gente tenha referencial para seguir em frente e crescer na vida”, falou Kelly.

“Partindo do princípio de que todo mundo tem uma história, considero que é importante os alunos conhecerem a vida de personagens que conseguiram alcançar o sucesso profissional para que eles se identifiquem com a trajetória de vida das personalidades negras, parabéns ao FIEMA pelo excelente trabalho”, ressaltou BAcelar.

Estudantes da Escola Municipal Josafá Carlos Borges finalizaram o evento com a apresentação das Paparutas do Pati, uma dança típica regional onde mulheres preparam comidas enquanto dançam em rodas de samba.