Fiema realiza oficina de turbantes para educandos da EJA da Escola Municipal Clemilda Andrade

20 de nov de 2019 - Jornalismo

Empoderamento feminino: Foi pensando nisso que o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema) realizou, na terça-feira (19), uma oficina de turbantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Clemilda Andrade, localizada em Brotas, (GRE Centro). A ação faz parte das atividades relativas ao mês da Consciência Negra.

De acordo com a gestora do Fiema, Rita Sales, essas ações são de extrema importância para que as mulheres passem a se olhar mais, valorizando a sua beleza, elevando a sua autoestima e aproveitando o aprendizado para criar uma forma sustentável de vida. “Muito oportuno falarmos da importância de ser negro na sociedade. A proposta dessa oficina de turbantes é aumentar a autoestima das mulheres, pois para estar empoderada, ela precisa estar bem. Além disso, os turbantes podem figurar como uma forma de sobrevivência”, destacou.

Segundo a vice-diretora Wellida Vieira Rodrigues, o Fiema tem realizado um trabalho de qualificação e informação importante para os alunos da noite e que não têm condições de fazer cursos fora da escola. “Esse trabalho é riquíssimo, pois está valorizando a questão do empreendedorismo através dessa parceria que o núcleo tem com a gente, trazendo novidades, conhecimento, ludicidade, convivência e por isso só tenho que agradecer pelo apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smed) à nossa escola.”

Edimeire do Rosário, técnica do Fiema, fez uma palestra contando um pouco de sua vivência e de sua trajetória, em seguida ministrou uma oficina de turbantes com o intuito de valorizar o empoderamento da mulher negra.

A babá Marli Alves Chaves achou interessante a oficina, pois ficou sabendo sobre a origem do turbante e da importância dele para as mulheres africanas. “Gostei muito de ter participado da oficina, uma curiosidade que eu tinha sobre os turbantes foi respondida: Qual era o significado. Fiquei surpresa em saber que não era só mais um adereço e sim também para identificar seu estado civil, achei muito interessante.”

Já para o eletricista Nelson dos Santos, assistir uma oficina dessas aos 60 anos, além de aprender mais sobre a cultura negra, foi de suma importância na vida dele como estudante. “Precisamos evoluir muito, muita coisa tem que mudar, com essas apresentações na escola podemos saber mais sobre nossa origem, nossos direitos e deveres também. Parei de estudar muito cedo e hoje estou aqui para tentar recuperar esse momento e sei que vou evoluir muito, nunca é tarde”, salientou.

O Fiema ainda realiza a oficina de turbantes para os educandos da EJA nesta quinta-feira (21), às 19h, na Escola Municipal Visconde de Cairu, em Brotas, e no dia 27 de novembro, na Escola Muncipal Acelino Maximiniano da Anunciação, em Sussuarana, também às 19h.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS