Flautistas da Municipal Padre José de Anchieta se apresentam na UFBA

30 de set de 2010 - dev

Na manhã desta quinta-feira (30), 15 alunos entre 9 e 11 anos, flautistas do grupo musical “Dó Ré Mi”, da Escola Municipal Padre José de Anchieta, se apresentaram para um público de cerca de 300 pessoas da área de educação que estavam participando do “II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão”, na UFBA.

A apresentação que levou muitos a se emocionarem, e a aplaudirem o grupo de pé foi realizada no auditório da FACED (Faculdade de Educação), Vale do Canela. Os alunos fizeram o encerramento do seminário, apresentando um repertório com os temas da 9ª Sinfonia de Beethoven, Mulher Rendeira e Asa Branca.

Segundo Eudes Cunha, professor de música da Municipal e estudante de mestrado da UFBA, a parceria com a universidade para que as crianças se apresentassem surgiu da vontade de aproveitar um seminário de educação para mostrar que existem possibilidades de que alunos da Rede Pública possam aprender e dissipar musicalidade com qualidade.

“Há dois anos fundei na unidade o grupo musical “Dó Ré Mi”, já apresentamos em alguns outros eventos e pretendemos expandir para que a sociedade perceba que é possível. Entendo que uma gestão participativa em uma escola possibilita a nós professores a implementarmos músicas, instrumentos, dentre outras atividades. Assim, poderemos mudar a sonoridade de uma escola”, disse Eudes.

Vanessa Santana, de 10 anos, estudante do 4º ano da unidade, que desde o princípio participa do grupo, diz achar as aulas de grande importância em sua vida. “Vi que posso ter um futuro promissor na musicalidade. Eu pretendo sim, seguir minha carreira como flautista”, concluiu cheia de esperança.