Formação continuada para ADIs aborda cuidados com alunos com múltiplas deficiências

24 de out de 2018 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica, realizou no dia 18 de outubro o curso de formação para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), que atuam nas escolas municipais, sobre a inclusão e cuidados da criança com múltiplas deficiências, como as provocadas pela síndrome congênita por Zika Vírus. O evento ocorreu na Fundação Cidade Mãe, no Engenho Velho de Brotas, e contou com a participação de 82 auxiliares.

De acordo com Ubiraildes Marques, técnica da coordenadoria de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, esse curso capacita esses profissionais para o atendimento a crianças com deficiência múltipla. ”O que importante nesse curso é que esses profissionais adquiram conhecimentos voltados para a questão dos direitos dessas crianças e como atendê-las, de como alimentar, ensinar e observar como será o desenvolvimento de cada uma”, explica. Jamylle Carvalho, que também é técnica da coordenadoria da Inclusão Educacional e Transversalidade ressalta outro aspecto do curso que é a comunicação eficiente entre a família e a escola.

O curso foi ministrado por Mariana Viana de Moura, terapeuta ocupacional do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Ela tratou de cuidados especiais, como posicionar essas crianças para uma troca de fralda, para um banho, a melhor posição para colocá-las para brincar, entre outros. Para Rodrigo Espírito Santo da Cruz, ADI que atua na Escola Municipal de Pau da Lima, o curso foi enriquecedor. “Apresentar um conhecimento que levaremos para o nosso dia a dia é de muita importância. Pois aprender mais como lidar com essas crianças só nos fortalece e aperfeiçoa nosso trabalho.”