Formação de Arte e Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva é tema de live da Smed

28 de jul de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, na tarde da terça-feira (27), a live “Diálogos inclusivos: Formação de Arte e Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva”, veiculada pelo Canal da Smed no YouTube. O encontro contou com a participação da coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo, com a pedagoga que atua na coordenadoria de Inclusão Educacional da Smed, Maria Eneuma de Freitas, a professora de Música, Fernanda Siqueira, e Denise Nascimento, também coordenadora pedagógica da Secretaria.

“Como devemos trabalhar com esses alunos que têm algum tipo de deficiência? É muito importante aprendermos caminhos. O foco não é a deficiência, e sim, como podemos inseri-los no contexto pedagógico para trabalhar em sala de aula”, disse Jaqueline Araújo. Ela tratou também da captação de recursos e destacou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) utiliza como critério para selecionar as escolas que vão receber as verbas: O quantitativo de alunos da Educação Especial, a localização da escola, e também de SRM, para disponibilizar verbas através de alguns programas específicos do referido Fundo.

“Essa verba é depositada pelo FNDE na conta da escola. Temos o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) o PDDR Sala de Recursos Multifuncionais, o PDDE Escola Acessível e o PDDE Acessibilidade”, frisa. De acordo com Jaqueline, esses programas também estão disponíveis como ponto de apoio para as unidades selecionadas.

Segundo Maria Eneuma, aprender é um processo de continuidade. Para ela, é a cidadania e a educação que possibilitam maior dignidade ao ser humano. “Incluir é fazer com que o aluno participe de tudo. Precisamos pensar partindo dos alunos “reais”. A escola é sempre concebida para “dar conta” dos conteúdos curriculares, sendo que precisamos dar conta dos estudantes e de suas dificuldades e deficiências”, pontua.

De acordo com ela, as estratégias utilizadas devem levar em conta a participação de todos como mediadores do conhecimento, principalmente a comunicação entre os próprios alunos. “Precisamos trazer aquele aluno com algum tipo de deficiência ou dificuldade, para o centro do planejamento. As atividades individuais é que vão ser adaptadas”, conclui, lembrando que uma dez diretrizes do Plano Nacional de Educação e, justamente, a “superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”.

Confira o cronograma das próximas lives
Sempre às terças.
Manhã: 8:30 às 10:30.
Tarde: das 14h às 16h.

03/08 Música
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