Fortalecimento da gestão escolar, melhoria significativa do processo ensino/aprendizagem, foco na alfabetização, esses são alguns dos objetivos do programa Aprender pra Valer, que começou a ser implementado na Rede Municipal de Salvador. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum, o programa tem duração de quatro anos e prevê uma série de atividades voltadas às boas práticas de gestão e ao aprimoramento educacional e pedagógico.
“É um trabalho que tem a aprendizagem como missão e envolve desde o órgão central, gerências regionais, até coordenadores e gestores escolares. Será construído com forte base científica, com revisão dos processos pedagógicos e avaliações permanentes. É importante frisar que esse processo ocorre a partir do currículo de Salvador e o material Nossa Rede”, diz a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Maria Seibert Santos. Ela enfatiza que haverá sequências de atividades ao longo do período de vigência da parceria, principalmente voltadas para as escolas que oferecem o Ensino Fundamental Anos Iniciais, com vistas a tornar o processo de alfabetização ainda mais eficaz.
A primeira ação da parceria foi uma série de encontros virtuais de gestores, realizados nos dias 17, 18 e 19 de maio, com o tema “A gestão escolar e o desenvolvimento pleno da escola: desafios e possibilidades”, organizados pela Diretoria Pedagógica (Dipe), através da Gerência de Gestão Escolar. “Nesse momento inicial, o trabalho buscou promover uma reflexão sobre o gerenciamento das escolas e os processos envolvidos nessa missão imprescindível para a educação. Também focou na partilha de experiências e no fortalecimento da liderança desses gestores”, afirma Cinthia Santos.
Em cada turno, o encontro reuniu gestores de unidades de ensino de duas Gerências Regionais de Educação (GREs). Os trabalhos foram conduzidos pela equipe do programa Aprender pra Valer, composta pela coordenadora de implementação, Roberta de Carvalho Cesar, e os coordenadores assistentes, Lucidalva Pereira Bacelar e Fernando Rony Freitas Oliveira. A princípio, foram levados ao debate os temas abordados no encontro, como a incumbência da escola à luz da LDB, o conceito de escola eficaz, o clima escolar, a autonomia pedagógica, entre outros. Em seguida, os participantes foram agrupados em diferentes salas virtuais para discussões e trocas de experiências. E, no encerramento, apresentaram-se os resultados do trabalho em grupo e as impressões dos participantes. “Tivemos um retorno muito positivo dos encontros. Os relatos apresentados tanto por gestores escolares, quanto gerentes regionais, revelaram satisfação com o processo formativo”, avalia a diretora pedagógica.
Para a gestora da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Periperi (GRE Subúrbio II), Denise Vaz Bela, o evento se destacou pela organização, metodologia e dinâmica. “Eu gostei muito da formação, que possibilitou uma reflexão sobre o papel do gestor, a missão da gestão e o contexto atual. Na divisão em grupos, socializamos ideias e, depois que retornamos à sala comum, tivemos a oportunidade expor a nossa opinião e experiências na área de gestão”, afirma.
“Ao longo dos meus 26 anos de gestão no município de Salvador, posso dizer que nunca vivemos um momento tão desafiador como o atual. Assim, esse processo de formação contribuiu justamente para esse momento em que necessitamos tanto de um acolhimento, de dividir nossas necessidades, as nossas dúvidas e os nossos desafios”. A avaliação é da gestora Isa Coutinho, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena, localizado no Candeal (GRE Centro). Segundo ela, foi importante discutir a dificuldade de ser gestor, a necessidade de manter a proximidade com as famílias, o processo da gestão democrática, entre outros pontos. “São situações que vivenciamos na prática, no nosso dia a dia, e com a pandemia o desafio se tornou ainda maior. Assim, esse momento foi muito importante. Foi um momento de ouvir os gestores, ouvir nossas angústias, e também pudemos trazer um pouco do que a gente já vive. A Smed e a equipe que fez o curso estão de parabéns e eu me senti muito bem em participar desse diálogo”, afirma.
Para a gestora da Escola Municipal de Novo Horizonte (GRE Cabula), Cristiane Andrade Silva Vieira, o debate foi produtivo, com questões úteis para o dia-a-dia da gestão escolar. “Foi uma excelente oportunidade para refletir sobre o papel do gestor, revisitar conceitos e teorias sempre importantes ao nosso fazer diário, além de reencontrar colegas e poder discutir a gestão escolar. Momentos como esse são valiosos e necessários”, avalia. Ela participou do encontro do dia 19, que reuniu gestores das GREs Cabula e Cajazeiras.
Representante da sala 5, Cristiane Vieira, apresentou na finalização do encontro uma poesia construída pelas gestoras que se reuniram naquele grupo:
“O diretor tem missão
Para a escola cumprir seu papel social,
Sempre tem a sua mão.
Na pandemia não foi brincadeira não
Teve medo, ansiedade, choro,
Mas também teve lealdade, força e união.
Foi mão na mão,
Um ajudando o outro,
Coração no coração.
Como dizemos por aqui
Foi barril dobrado,
Ninguém foi deixado de lado,
Família, aluno, secretaria, professor e funcionário,
Foi ele, o diretor, para tudo e para todos.
E por ele, o diretor,
Deus nunca nos desamparou.”