A primeira Formação de Professores Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal, teve como pauta principal a discussão sobre políticas educacionais do Nossa Rede e o planejamento de estratégias com foco na alfabetização e na recomposição das aprendizagens. O encontro foi realizado de 27 a 31 de março na Faculdade Batista Brasileira. Este ano as formações acontecerão mensalmente, serão apresentadas várias dicas de planejamento para ajudar o professor a trabalhar os descritores mais frágeis e atingir a meta que é elevar a qualidade do ensino principalmente na alfabetização.
Conforme Anuska Souza, articuladora do Programa Aprender pra Valer, a formação é uma oportunidade que os professores têm de trocar experiências e se atualizar. “A discussão sobre a política educacional em articulação com os resultados das avaliações externas é de grande relevância para traçar um planejamento eficaz para ser aplicado em sala de aula, o foco é a alfabetização e a recomposição das aprendizagens”, explica.
O coordenador da Escola Municipal Marechal Rondom, Flávio Barbosa destacou a importância da formação para o corpo docente. “Estou gostando muito porque está tratando das habilidades e das avaliações que fazemos ao longo do ano, nas quais podemos verificar qual a questão e descritor que precisamos melhorar, quais as estratégias que devemos adotar para superar nossas dificuldades”.
Carla Grimaldi, formadora do órgão central (Smed) e especialista em Lí gua Portuguesa, afirma que a parte mais complexa é a alfabetização e por esse motivo o foco da formação é voltado para esse público. “A leitura ainda é uma dificuldade para os alunos e no período pandêmico se agravou. Foram quase dois anos com o ensino remoto e ficou muito claro o quanto a sala de aula é importante para o aluno”, completou Grimaldi.
Fotos: Jailton Suzart