Fórum debate iniciativas para mudança do sistema educacional

28 de jun de 2012 - dev

No último dia de atividades do I Fórum Educação em Primeiro Lugar, foi realizado a Ciranda de Opiniões, com o objetivo de reunir estudantes e profissionais atuantes na área para trocar conhecimentos e experiências e propor soluções para a educação no país. O encontro trouxe, na parte desta manhã (28), um panorama dos novos tempos da educação e qual o papel do educador e da sociedade civil.

A doutora em Psicologia e superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder, ressaltou a importância de se analisar as características da sociedade atual em que a juventude tem nascido e a partir daí pensar como será a educação dela. “Temos que pensar os desafios que temos, as possibilidades e quais são as formas que nossas crianças e jovens são afetados por todas as mudanças do mundo moderno. Precisamos acompanhar essas mudanças para aprender a educá-los para essa vida moderna”, completa.

O especialista em Sistema de Qualidade, Walter Braga, ministrou o tema “O Local e Global na Educação”. Segundo Walter, a escola tem que ser a semente plural e educadora, mas antes de tudo os professores precisam entender que eles são os mais necessitados de educação. “Precisamos nos educar ver o planeta como nossa morada, temos que nos preocupar, pois somos parte disso, somos a terra, disse.

A pedagoga Mirian Telles Von Hauenschild estimulou o público com reflexões a respeito do tema Inclusão e novas metodologias. Para a palestrante, o termo incluir significa preparar a sociedade a ter consciência para conviver com todas as pessoas, independente de cor, raça, sexo. E quando se trata de inclusão de crianças, significa cuidados mais especiais. “Cada criança é única. Nunca trabalhei com nenhuma criança igual a outra”, afirma Mirian. Segundo ela, a sociedade atual precisa aprender a valorizar a individualidade do outro, para assim ser inclusiva.

O jovem Palestrante Marcelo Sando falou sobre os seus projetos e reflexões na área de educação, apresentando uma filosofia educacional intitulada ‘Pedagogia da Compaixão’. Na oportunidade, ele relembrou que toda escola tem o direito de criar sua filosofia pedagógica e que a necessidade de repensar o papel do educador é fundamental. “Precisamos mudar o sistema de opressão para sistema de relação de liberdade, para exercer influência sob as crianças de forma inspiradora, estimulando-as a procurar seus próprios caminhos”, concluiu.

Fechando o último painel da manhã, a coordenadora do fórum, Emília Queiroga, intermediou o “Momento Entrevista”, que contou com a participação de Renata Sá Premem, no tema arte-ciência e ecologia interior, de Evânia Reichert debatendo a Infância e a Idade Sagrada, da prof.ª Silvia Eugênia Amaral falando sobre Educação afetivo-sexual, a profª. Camile Viana, com o tema “Práticas educativas alinhadas às reais necessidades de nossa sociedade”, e o prof. Marco Aurélio Silva discutindo a Música e a Educação.

No período da tarde, o foco do fórum é debater em salas de trabalhos os temas “o que transmitir”, “a quem transmitir” e “como transmitir” e chegar a resultados finais para que sejam levados adiante nos próximos fóruns de educação. No final, o Fórum irá lançar o portal Educação em Primeiro Lugar (www.educacaoemprimeirolugar.com.br), com informações sobre a iniciativa do projeto, notícias sobre as atividades que aconteceram nos dois dias do evento e outros. O intuito do portal é viabilizar um espaço onde debates poderão continuar entre todos os envolvidos no Fórum e interessados na mudança do sistema de educação do Brasil.