Fórum discute avanço da Educação Digital na rede municipal de ensino de Salvador

26 de fev de 2024 - Jornalismo

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) iniciou, na manhã desta segunda-feira (26), o Fórum Inteligente, que vai reunir equipes pedagógicas e gestores das diferentes regionais de Salvador. Com o tema “Uma lente sobre a Educação Digital: Inovação a Favor do Saber”, o encontro aconteceu no Centro de Formação Emília Ferreiro, no Costa Azul, e tem o intuito de discutir o fortalecimento da educação digital na rede municipal de ensino.

Nesta segunda, o evento reuniu integrantes das Gerências Regionais de Ensino (GRE) de Pirajá e do Centro. A partir da terça-feira (27) até a sexta-feira (1º), participarão as GREs de Cajazeiras, São Caetano, Subúrbio II, Cabula, Subúrbio I, Itapuã, Orla e Liberdade/Cidade Baixa.

Presente no encontro, o secretário de Educação, Thiago Dantas, falou sobre o evento triplo, reunindo o fórum, as premiações dos professores e alunos que se destacaram, e um bate papo com os alunos da Escola Municipal Mário Altenfeder, que viajam nesta terça-feira (27) à Brasília (DF) para participar de um campeonato nacional de robótica.

“Este é um momento importante de engajamento e compartilhamento de experiências com relação à implantação e utilização de ferramentas digitais no ensino e aprendizagem. O próximo passo é levar esse momento para os professores, engajando a rede como um todo numa estratégia maior”, completou Dantas.

A Coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, ressaltou que este início do ano letivo é marcado pela convocação aos gestores a pensarem sobre a educação digital, tecnologia, e plano de ação para 2024. “O AVA tem materiais pedagógicos, mas também é possível criar materiais e acompanhar o desempenho e desenvolvimento dos estudantes. Hoje estamos todos conectados em rede e quando convidamos estes professores, queremos pensar juntos na educação dos alunos, que hoje têm diversas tecnologias em mãos”, explicou.

AVA nas férias – Ainda durante o encontro, a Smed entregou a quatro estudantes da rede, sendo dois dos anos iniciais e dois dos anos finais do ensino fundamental, a premiação referente ao AVA Desafio de Férias, que contou com atividades na plataforma on-line para serem feitas no período de recesso escolar.

Um dos alunos premiados é o pequeno Samuel Hermes Madureira Queiroz, de 7 anos. Aluno do 1º ano da Escola Municipal Elysio Athayde, em Cajazeiras, ele estava acompanhado da mãe, a funcionária pública Elisane Madureira, de 47 anos, que não escondia o orgulho do filho, primeiro lugar no desafio.

“Para mim, como mãe, fico orgulhosa, porque eu incentivo muito ele. Gostei muito das atividades, foi tudo bem dinâmico. Ele acordava cedo, jogava, participava. Ele sempre se interessou pelos estudos e tem diagnóstico para altas habilidades, principalmente matemática e inglês. Foi importante, porque ele aprendeu muita coisa nova e colocou em prática muita coisa que aprendeu”, disse Elisane.

Animado, Samuel contou que o AVA nas Férias foi algo muito legal. “Gostei muito. Principalmente da parte de matemática. Estou me sentindo muito feliz com a premiação”.

Aos 12 anos, a jovem Paula Rodrigues Fontes, aluna do 6º ano da Escola Municipal Professora Suzana Imbassahy, localizada no Barbalho, garantiu o 2º lugar entre os alunos dos anos finais. “Fiquei sabendo do AVA através de meu pai, que viu no grupo dos pais e professores da escola, incentivando a jogar. Gostei do conteúdo, mas gostei mais das atividades de artes. É a primeira vez que participo e é uma área que gosto muito. Quero fazer faculdade de artes”.

Além de Samuel e Paula, também foram contemplados os alunos Ayan Inomata Barbosa Santos, do 3º ano da Escola Municipal Recanto das Margaridas, em segundo lugar, e Esther Santana da Conceição Rosa, do 7º ano da Escola Municipal Professora Olga Mettig, de Nova Brasília de Valéria, em primeiro lugar.

 

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS