A Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes) promoveu um encontro com os psicólogos que atuarão na rede municipal de ensino e o Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper). O bate-papo realizado segunda-feira (23), no órgão central tem o objetivo de dar suporte aos profissionais recém-convocados pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), para que realizem ações que contemplem as humanidades a partir de suas subjetividades, suas histórias e territórios.
A ideia é fazer com que os profissionais possam ter noção do público que eles encontrarão nas escolas, mostrar que cada região da cidade tem suas especificidades, dinâmicas diferentes e como foram construídas. “Não basta dizer apenas como cada escola funciona, mas trazer a dinâmica de formação desses territórios, isso pode ajudá-los a compreender melhor o que é nossa cidade, e principalmente o que é nossa rede inserida na cidade”, explica Carlos Eduardo Santana, representante do Nuper.
Outros encontros irão acontecer, mas a proposta do Nuper é que sejam in loco. A programação é começar visitando as escolas localizadas em Ilha de Maré. Carlos Eduardo lembra que no próximo ano, a cidade de Salvador vai completar 475 anos e segundo ele, será uma data importante para pensar o que é, o que foi e projetar como será Salvador futuramente.
“Este foi nosso primeiro encontro e falamos sobre a presença das comunidades quilombolas, certificadas em Salvador, a ideia é que possamos visitar as localidades, vivenciar a rotina local e nos ajudar a pensar como queremos nossa cidade no futuro”, completou Carlos Eduardo afirmando que a primeira visita já está agendada para final deste mês, começando pela comunidade de Praia Grande, Bananeiras, Porto Cavalo, Martelo e Ponta Grossa.
“Ter psicólogos hoje na rede municipal é um avanço importante, muitos dos nossos professores têm passado por situações que precisam de uma escuta sensível, acredito que alguns deles não conseguem desenvolver suas práticas com maestria, por conta desses problemas emocionais. Então, se a rede traz esses profissionais para dar suporte aos professores, estamos atingindo diretamente nossos alunos e consequentemente a Educação só tem a ganhar”, Avalia Nadjane Crisóstomo Pimentel, representante do Nuper na Smed.
A supervisora da GEPES – Setor de Desenvolvimento de Pessoas, Lucimar de Melo, destacou a importância do encontro. “Este momento tem grande relevância, pois o objetivo dos psicólogos é realizar na rede municipal de ensino uma psicologia a partir do sujeito, de suas subjetividades, da sua história e territorialidade”.
Fotos: Otávio Santos