Café Psi com Transversalidade e Educação Integral – Essa foi a temática da roda de conversa entre Diretoria Pedagógica (Dipe) e a equipe de psicólogos(a) que atuarão na rede municipal. O encontro promovido pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), na última quarta-feira (01), teve a proposta de acolher e informar aos profissionais sobre a via de mão dupla entre escola e comunidade, e a importância de ambas para a Educação.
Na abertura do evento, Emanuela Ramos, gerente da Gepes, destacou a importância da chegada dos profissionais para a efetividade da missão da Gepes. “A Gerência de Gestão de Pessoas tem empreendido esforços a fim de colocar os psicólogos em sintonia com as necessidades e potencialidades da Rede. Nesse sentido, nossa equipe tem ido até os territórios fazer a escuta ativa e sensível das pessoas que vivenciam o cotidiano nas escolas. Promover formação por meio dessas rodas de conversa, a exemplo do Café Psi, alinha ações com a Dipe para uma atuação qualificada”.
“A ideia é trazer esse diálogo entre psicólogos e as políticas educacionais realizadas pela Dipe, em torno da Educação Integral, Inclusão e Transversalidade por meio da interlocução entre a Gerência de Gestão de Pessoas e a Diretoria Pedagógica. A atuação dos psicólogos será em duas vertentes, tanto com os professores e coordenadores e as pessoas que estão fazendo a educação na escola, quanto com o educando e a família. Esse encontro tem a finalidade de trazer o máximo de informações para que possamos qualificar cada vez mais a ação que eles terão junto às comunidades”, explica Lucimar de Melo, supervisora da Gepes.
A supervisora da Educação Integral, Consuelo Almeida afirma estar vivendo a realização de um sonho com a chegada dos psicólogos concursados. Pois esse era um pleito antigo de todas as diretorias escolares. “A gente ter uma equipe de psicólogos para nos escutar, acolher, contribuir para uma rede emocionalmente melhor, é um ganho muito grande, a presença deles é imprescindível. Essa era uma solicitação antiga e a atual gestão do secretário Thiago Dantas teve a sensibilidade de acolher nosso pedido”, destacou.
No acolhimento feito por Consuelo, ela mostrou o quanto é importante entender o histórico da comunidade, onde a escola está inserida para os profissionais terem conhecimento da rotina de cada território. “A escola é um lugar de uma potência grande, precisa ter a sensibilidade de abrir os portões e permitir que a comunidade colabore com a Educação. É uma via de mão dupla, pois a escola também tem muito o que contribuir com a comunidade”, ressaltou a supervisora.
Conforme Jaqueline Araújo, coordenadora de Transversalidade da Smed, a atuação dos psicólogos nas escolas perpassa por ações de identificação de combate ao Bullying, Cyberbullying, ações de saúde mental, questões que envolvem o respeito à diversidade, relação com família e escola, dentre outros. “O suporte desses profissionais é de extrema importância, pois vão contribuir no apoio às questões de violência sofridas pelos alunos em casa, que consequentemente repercute negativamente na aprendizagem escolar, questões socioemocionais que envolvem a gravidez na adolescência, direitos sexuais e reprodutivos, nome social por questão de gênero, enfim o trabalho dos psicólogos têm tudo a ver com a transversalidade”.
Fotos: Otávio Santos