Gerências Regionais e escolas municipais realizam ações com foco na recomposição de aprendizagem

14 de set de 2023 - Jornalismo

A Gerência Regional de Educação (GRE) São Caetano realizou nesta quinta-feira (14) mais uma etapa do processo formativo de Língua Portuguesa e Matemática voltado aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental. Os trabalhos, que tiveram início no dia 11, baseiam-se nos dados provenientes dos simulados do projeto Aprova Brasil, da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Soluções Moderna, e das provas do Programa Salvador Avalia (Prosa).

De acordo com a coordenadora pedagógica regional, Aline Ferreira, a partir da análise dos dados referentes às unidades escolares da GRE, as equipes técnicas propõem estratégias pedagógicas focadas nos descritores mais críticos. Entre os resultados desse trabalho conduzido pelas formadoras e coordenadoras líderes, estão as oficinas de formação para professores. “Essa ação tem como objetivo a recomposição da aprendizagem e também construir laços, estabelecer vínculos, cuidar de pessoas. Nesses encontros, mostramos ao professor o quanto a GRE está presente para apoiá-lo naquilo que ele necessita e para pensarmos juntos as estratégias para fazer as intervenções adequadas junto aos alunos”, diz Aline.

Giro Pedagógico – As equipes gestoras das unidades de ensino municipais da GRE Orla também se reuniram para debater os dados do Aprova Brasil, Saeb e Prosa. Intitulado Giro Pedagógico, o encontro teve como objetivo o acolhimento dos diretores escolares e fazer uma reflexão sobre o andamento do trabalho pedagógico nas unidades. “Todo esse trabalho coletivo das coordenadoras líderes, dos formadores da GRE, das duplas gestoras, dos professores, dos estagiários do PAAP, tem como foco o avanço da aprendizagem, da alfabetização e qualificar ainda mais o atendimento pedagógico”, cita Manuela de Andrade Lopes, coordenadora pedagógica regional. Durante o encontro, foram distribuídos materiais de apoio para os gestores, como Cardápio de Intervenção Pedagógica, propostas de trabalho conforme os descritores, entre outros.

COMcentrando – A GRE Centro vem realizando junto às unidades escolares a ação COMcentrando, também com foco na recomposição de aprendizagem. No âmbito dessa iniciativa, a Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo criou o desafio Show do Milhão Pedagógico. Considerando os descritores mais críticos, são apresentadas questões de múltipla escolha às equipes formadas por três estudantes. A atividade lúdica será realizada nas turmas de 5º e 9º anos e as equipes que fizerem mais pontos receberão medalhas. “O jogo estimula o aprendizado de forma divertida e que promove o envolvimento dos estudantes”, diz Uilton Vieira, diretor da escola.

A primeira rodada ocorreu na terça-feira (12). Os alunos estavam animados durante a demonstração do jogo e ansiosos para o início da competição. “Achei bem legal e estou na expectativa de poder jogar. Vai ser emocionante”, disse a aluna Jasmim Oliveira Brito, do 5º ano. Para ela, o jogo proposto traz conhecimentos importantes para os estudos, ao mesmo tempo que une diversão e aprendizado.

GREs – As demais GREs (Liberdade/Cidade Baixa, Subúrbio I, Cajazeiras, Cabula, Itapuã, Subúrbio II e Pirajá) estão trabalhando ativamente nas ações de recomposição da aprendizagem. São cronogramas intensos e produtivos, que serão detalhados nas próximas matérias.

Fotos: Otávio Santos/Ascom/Smed