Gestores recebem certificados do Progestão

31 de ago de 2009 - dev

Gestores, coordenadores pedagógicos e representantes da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), participaram, na tarde desta segunda-feira (dia 31), da solenidade de entrega dos certificados do Programa de Capacitação para Gestores Escolares (PROGESTÃO). O programa tem como objetivo tornar a gestão cada vez mais qualificada e participativa, com a presença ativa da comunidade escolar no dia-a-dia, além de formar líderes de escolas comprometidos com a construção de uma gestão democrática.

Na ocasião o Secretário Municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, parabenizou os formandos, enfatizando que o trabalho dos gestores escolares é um processo dinâmico e permanente.

De acordo com Kilza Rogaciano, sub-coordenadora de Gestão Participativa, o programa tem como diretriz central realizar atividades que permitam o estabelecimento de vínculos entre as situações de aprendizagem oferecidas e a prática cotidiana nas escolas da rede, proporcionando oportunidades de vivências voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais necessárias para atuação em área de gestão escolar.

O curso, que aconteceu de julho a dezembro de 2008, foi de formação continuada e em serviços na modalidade à distância, com carga horária 270 horas, divididas em nove módulos. Foram aprovados 208 cursistas, além de dez tutores e dois multiplicadores, beneficiando 29 mil estudantes a partir desta ação.

“Temos como finalidade preparar a equipe gestora para desenvolver, de forma acertada, as ações das unidades escolares trazendo como um dos eixos a democratização da gestão escolar, a melhoria da qualidade do ensino na escola pública e a integração da equipe gestora, comunidade escolar e local” concluiu Kilza, alertando que o curso não é preparatório para as eleições de gestores das unidades escolares.

Para Suely Freitas, gestora da Municipal Cosme de Farias, ações como essas tornam os profissionais mais qualificados e nos fazem repensar as formas de trabalho.